O gabinete do deputado federal Pedro Junior (PL-TO) anunciou a exoneração de Daniel Ribeiro Lemos poucas horas após sua prisão pela Polícia Federal (PF), que ocorreu na última quinta-feira, 10. Em nota, o deputado afirmou: “Assim que tomei conhecimento do ocorrido, determinei a imediata exoneração do Sr. Daniel Ribeiro Lemos, a fim de assegurar a isenção necessária para que ele possa responder às acusações que lhe foram imputadas”.

Daniel foi detido durante a 5ª fase da Operação Última Milha, que investiga um esquema de espionagem ilegal envolvendo autoridades públicas por meio da Abin, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Valendo-se de seu acesso ao parlamento federal, assessor do deputado Pedro Junior é suspeito de receber e disseminar conteúdos da organização criminosa. Além disso, enviaria esse material para agentes estrangeiros, induzindo-os ao erro.

A PF ainda afirma que Daniel continuaria a difundir informações falsas por meio das redes sociais. Em julho deste ano, Daniel já havia sido alvo de um mandado de busca e apreensão durante a fase anterior da mesma operação policial (com informações do Metrópole).