As entidades que representam os servidores do Procon-TO promovem, nesta sexta-feira, 28, às 8h, um ato em frente ao órgão, em Palmas, em protesto contra discussões internas do Governo do Tocantins sobre uma possível mudança administrativa do Procon-TO para a Secretaria da Administração (Secad).

Segundo a Afisprocon (Associação dos Fiscais do Procon-TO) e a Asprocon (Associação dos Servidores do Procon-TO), a transferência poderia reduzir a autonomia administrativa do órgão e aumentar o risco de “ingerência e interferências no trabalho técnico dos servidores”. As associações destacam que as tratativas estão ocorrendo sem diálogo com a categoria e sem apresentação de justificativas técnicas que sustentem a alteração.

Como forma de chamar atenção para a causa, os servidores chegaram a instalar um outdoor com os dizeres “Autonomia, sim. Secad, não!”. A mobilização, descrita pelas entidades como pacífico e aberta à participação da população, busca sensibilizar o governo e a sociedade sobre os possíveis prejuízos à atuação do órgão e à proteção do consumidor.

O Jornal Opção Tocantins solicitou esclarecimentos ao Governo do Estado sobre a possível transferência, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

*Mireia Carvalho cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.