ATS registra ocorrência sobre desaparecimento e sucateamento de equipamentos; ex-presidente Pedro Cardoso nega irregularidades

30 setembro 2025 às 12h53

COMPARTILHAR
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) registrou boletim de ocorrência relatando desaparecimento e sucateamento de equipamentos da autarquia. O documento foi elaborado por determinação do atual presidente, Paulo Ricardo Silva Machado, que assumiu o comando da agência após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa e a exoneração do ex-vereador de Palmas, Pedro Cardoso, da presidência da instituição.
No boletim de ocorrência nº 00086452/2025, registrado no dia 17 setembro, representantes da ATS relatam que itens pertencentes à autarquia estavam armazenados no pátio de uma empresa em Taquarussu Grande. Segundo o documento, esses equipamentos teriam sido guardados em perfeitas condições de uso, mas foram devolvidos em setembro desmontados e com ausência de diversas peças.
Entre os bens citados estão perfuratrizes, caminhões, compressor e duas retroescavadeiras. O boletim aponta que o conjunto perfuratriz, que deveria estar acoplado a um caminhão, foi devolvido sem motor, hastes, brocas, bombas, martelos e outros componentes necessários para funcionamento. Além disso, as duas retroescavadeiras XCMG 870 não teriam sido entregues até a data do registro da ocorrência.
O documento também menciona um compressor de ar e outros equipamentos que, segundo o relato, não foram devolvidos nas condições em que estavam armazenados.
Posição do atual presidente
O presidente da ATS afirmou que encontrou um cenário de “patrimônio público desmantelado” e destacou a gravidade do desaparecimento de uma das máquinas adquiridas com recursos da Codevasf. Paulo Ricardo informou ainda que a situação motivou a abertura de investigação para apurar responsabilidades e localizar os equipamentos.
O que diz Pedro Cardoso
Em resposta, o ex-presidente da ATS, Pedro Cardoso, negou as declarações e apresentou relatório com a localização e a situação de cada item. Segundo ele, todas as máquinas e veículos da autarquia foram entregues à nova gestão e estão em uso ou manutenção.
Cardoso informou que:
- uma retroescavadeira está em manutenção em empresa localizada em Palmas e a outra em operação no município de Maurilândia, com registros nas redes oficiais da ATS;
- a agência possui quatro perfuratrizes, sendo uma antiga já imobilizada antes de sua gestão, enquanto as três mais modernas permanecem em atividade, uma delas em manutenção de motor em Guaraí;
- o compressor está vinculado à perfuratriz antiga, sem uso, mas não foi extraviado;
- o veículo furgão já estava parado antes de sua administração, com peças preservadas no próprio veículo.
O ex-presidente afirmou que sua gestão foi pautada pela transparência e pelo zelo com o patrimônio público, reforçando que todos os bens estão devidamente registrados e que a decisão de não recuperar alguns equipamentos antigos foi tomada com base em custo-benefício.