Caminhão começa a ser retirado do Rio Tocantins após nove meses do desabamento da ponte entre Aguiarnópolis e Estreito
10 outubro 2025 às 14h41

COMPARTILHAR
Após nove meses do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, um caminhão VOLVO/FH 500 que estava no fundo do Rio Tocantins começou a ser retirado da água. O veículo foi içado com auxílio de balões de reflutuação.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é de que o caminhão seja totalmente retirado neste sábado, 11.
A ponte, que conectava os estados do Tocantins e Maranhão pela BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, desabou em 22 de dezembro de 2024. Na ocasião, carretas, caminhonetes e carros de passeio caíram no rio junto com os escombros do vão central. As equipes de busca localizaram 14 corpos, enquanto três pessoas permanecem desaparecidas. Uma pessoa sobreviveu ao acidente. O restante da estrutura foi implodido em fevereiro.
A operação de retirada do caminhão teve início na quinta-feira, 9, com a participação de dez mergulhadores. Foram utilizados balões de reflutuação com capacidade para cinco toneladas, permitindo elevar o veículo, que se encontrava sob os escombros e com a cabine totalmente assoreada.
Segundo o Dnit, neste sábado o caminhão deve ser transportado por rebocadores até a margem do rio.
