Campanha nacional contra a gripe começa na segunda-feira com foco em públicos prioritários

06 abril 2025 às 14h56

COMPARTILHAR
A nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe será lançada nesta segunda-feira (7) em todo o país, com foco na proteção de grupos considerados mais vulneráveis. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, ao menos, 90% do público-alvo.
Entre os grupos prioritários estão crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente e profissionais de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança, transporte e portos. Populações indígenas, pessoas em situação de rua e detentos também estão incluídos na campanha.
A vacina disponibilizada na rede pública é trivalente — ou seja, protege contra três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B). Segundo o ministério, o imunizante pode reduzir de 60% a 70% a ocorrência de casos graves e óbitos causados pela gripe.
Neste ano, o governo federal adquiriu 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, a vacinação será realizada nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já o Norte receberá as doses no segundo semestre, devido ao período de maior circulação viral na região — conhecido como “inverno amazônico”, que ocorre entre setembro e novembro.
A aplicação da vacina pode ser feita de forma conjunta com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A dose não é indicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de reações graves a doses anteriores.
A pasta reforça que a vacinação continua sendo uma das principais medidas para evitar complicações de doenças respiratórias, como influenza e covid-19. Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo do ideal, com menos de 56% do público prioritário imunizado.
“A vacina é segura, eficaz e gratuita. Imunizar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a comunidade”, reforça o Ministério da Saúde.