Capital da Amizade comemora aniversário com avanços e conquistas
14 novembro 2023 às 15h34
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A origem e crescimento de Gurupi tem forte relação com a abertura de estradas, base para transporte e entreposto comercial. Terceira maior cidade do Tocantins, Gurupi se consolida como cidade polo da região sul, com forte influência no desenvolvimento regional. Com vocação para a produção agrícola e comércio, Gurupi vive uma fase de avanços em todas as áreas, dando início ao que se pode chamar de modernidade.
Na última década a cidade não apenas recuperou a vitalidade econômica, após um forte impacto negativo com a construção de Palmas, quando perdeu empreendimentos, talentos e moradores para a Capital, como se transformou em polo de educação superior, com ofertas de cursos da área da saúde como medicina, enfermagem e odontologia. A duplicação da Rodovia BR-153 começa por Gurupi, que certamente representa um novo impulso de desenvolvimento. A última novidade é um shopping center que ajuda a compor a paisagem de modernidade.
Histórico
Gurupi não nasceu com a Belém-Brasília, mas se aproveitou muito dos seus benefícios. A história da Capital da Amizade começa um pouco antes do início da construção da grande rodovia de integração nacional, efetivada pelo presidente Juscelino Kubistchek, em 1958, como resultado direto da construção de Brasília. O presidente foi muito influenciado pelo governo de Goiás que tentava ampliar a Marcha para o Oeste, criando estradas rumo ao norte.
Dados históricos apontam que o fundador de Gurupi, senhor Benjamim Rodrigues, chegou a procurar o engenheiro, Bernardo Sayão, em Goiânia, para uma exposição de motivos para que a rodovia que ele estava projetando cortasse as férteis terras recém-habitadas pela sua família e outros aventureiros que chegavam aos poucos.
A instalação definitiva do fundador de Gurupi na região se deu em 1952, ocasião em que se concluiu a picada da rodovia projetada por Bernardo Sayão, até a estrada que ligava o município de Peixe a Porangatu. Benjamin fez todo o levantamento da planta do município e construiu o primeiro comércio de Gurupi, prevendo a construção da rodovia que buscar integrar o norte de Goiás.
Quem conta que Gurupi já existia enquanto núcleo urbano na margem de uma rodovia que não era ainda a BR-153, é ninguém menos que o seu idealizador, Juscelino Kubistchek, então presidente da República, em seu livro “Por que construir Brasília”.
“A Transbrasiliana chegara a ter alguns dos seus trechos ‘construídos. Tratava-se, porém, de uma obra que iria ser executada parceladamente, segundo o plano rodoviário do DNER, o que tornaria, muito remota a possibilidade de que fosse cruzada a área amazônica. No início do meu governo, a Transbrasiliana – no trecho Anápolis-Belém – só tinha construída a estrada Belém-Guamá, numa extensão de 140 quilómetros, pavimentados, e havia sido aberta a Anápolis-Gurupi, a leste da ilha do Bananal sem pavimentação e, mesmo assim, levada a efeito pelo DNER durante a minha administração”, relata, o presidente.
JK assumiu o governo em 1957, e já encontrou esse primeiro trecho pronto, que ligava Anápolis a Gurupi. Nesta época essa rodovia que abria os primeiros caminhos do norte de Goiás ainda se chamava BR-014, a Transbrasiliana, que vinha sendo sonhada desde o início do governo Getúlio Vargas, que chegou ao poder com a Revolução de 30, sobretudo a partir da construção de Goiânia, 1937.
A vocação de Gurupi para o comércio já começa na origem, a partir da chegada dos primeiros moradores que se transformam nos primeiros comerciantes da região e deram suporte para o avanço da rodovia. Em pouco tempo a notícia se espalha pelas regiões mais distantes e, com isso, atrai o interesse de moradores de outras localidades, como Peixe, Cristalândia, Dueré e Formoso do Araguaia, que se formaram com as descobertas dos garimpos de cristais de rocha, na década de 40. Além de Porto Nacional, município mãe.
Emancipação politica
Gurupi conquistou a autonomia pela Lei Estadual n.º 2140, de 14 de novembro 1958, tendo sido desmembrado do município de Porto Nacional. Antes o povoado que cresceu rapidamente foi elevado à condição de distrito, com a denominação de Gurupi, pela Lei n.º 251, de 09 de outubro de 1956, com território desmembrado do distrito Brejinho de Nazaré, subordinado ao município de Porto Nacional.
Na década de 80, com a gestão do prefeito Jacinto Nunes, Gurupi ganha traçado urbano moderno e obras de infraestrutura que garantiram as bases do seu desenvolvimento. Neste período a cidade já começa a mostrar vocação para polo de educação com a criação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich) que se transformaria depois em Universidade de Gurupi (Unirg).
Com a criação do Estado do Tocantins, Gurupi entra na lista para sediar a Capital. Dispõe de boa infraestrutura, mas sua localização geográfica ao sul contraria a lógica do movimento pela criação do Tocantins que tinha como principal mote da campanha justamente a localização da capital no centro do Estado.
Gurupi sente um pouco o impacto da construção de Palmas. Mas na última década voltou a demonstrar pujança econômica, resultado de um choque de gestão que fez Gurupi se reposicionar no contexto do Estado como uma cidade estratégica como polo de irradiação de desenvolvimento no sul do Estado.
Governador Wanderlei Barbosa aponta a contribuição do governo do Estado para os avanços de Gurupi
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aproveita as comemorações dos 65 anos de Gurupi para reiterar a confiança no futuro da cidade que tem forte representatividade em todo o Estado. “É momento de festa e celebração para Gurupi, uma cidade que tem um lugar especial em nossos corações. No aniversário deste município, que tanto representa para o Tocantins, reitero o compromisso da nossa gestão com o progresso e o bem-estar de sua população. Estamos empenhados em fortalecer os laços com a maior cidade da região sul, promovendo investimentos em infraestrutura, educação e saúde, para que continue a crescer e prosperar. Parabéns a todos os gurupienses por mais um ano de história e conquistas”, comemorou o governador Wanderlei Barbosa.
Com investimentos na saúde, em infraestrutura, fomento no comércio, agronegócio, incentivo na educação e tecnologia, o Governo do Tocantins se destaca na execução de políticas públicas em uma das cidades expoentes do Estado.
Obras e reformas
Por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego do Estado do Tocantins, o Governo do Tocantins possibilitou a realização de obras de pavimentação na cidade, destinando de R$ 2 milhões para a prefeitura do município que realizou com o recurso a recuperação asfáltica de 2 mil metros na Avenida Pará e Avenida Maranhão.
Ainda em se tratando de investimentos para a infraestrutura, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), concedeu R$ 4 milhões ao município para investimento no Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig), possibilitando ainda a ampliação da Avenida Goiás no trecho que dá acesso ao Paig, como também melhorias na iluminação pública e na segurança
Outra obra muito esperada pela população é a pavimentação da rodovia TO-365, trecho do entroncamento da BR-153 ao Trevo da Praia. As obras contam com investimentos na ordem de R$ 70 milhões. O trecho tem 50,25 km de extensão, onde estão sendo executados os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras de arte e programas ambientais.
Educação
O governador Wanderlei Barbosa concentrou esforços na melhoria da educação de Gurupi, com reforma em escolas estaduais, fornecendo aparelhamento educacional nas unidades de educação e valorizando o corpo docente estadual. Estudantes e servidores do Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus e do CEM de Gurupi contam hoje com uma unidade ampla e moderna. O Governo do Tocantins destinou R$ 2,3 milhões para a construção de refeitório climatizado, central de GLP, depósito de lixo orgânico e reciclável, passarela coberta, rampa, reforma de cozinha e ambientes administrativos além de implantação de laboratório de química, arquitetura paisagística e reforma da quadra poliesportiva.
Outra unidade que passou por melhorias foi o Centro de Ensino Médio de Gurupi, recebendo R$ 1,6 milhões para a construção de refeitório climatizado e cozinha integrados, passarela coberta, depósito de lixo orgânico e reciclável, reforma de salão para transformação em sala de dança e artes, além de paisagismo.
Também na regional de Gurupi outras duas obras estão em andamento. Na Escola Estadual Indígena Oytiri, foram investidos R$ 780 mil para a construção de novas salas de aula. A obra está com 44,21% de execução, no qual foram investidos até o momento R$ 345 mil. Já para o Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva são mais de R$ 3 milhões para a realização de uma ampla reforma do prédio escolar. A obra está com 55,83% dos serviços em execução
Mensagem vice-governador
O vice-governador Laurez Moreira, que já foi prefeito da cidade por dois mandatos, externou a alegria e orgulho, parabenizando o município. “Quero enviar um abraço especial a todos os meus amigos de Gurupi e expressar a minha alegria em ver a cidade celebrando mais um ano de progresso. Como centro irradiador do desenvolvimento da região sul, Gurupi desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Tocantins. Acredito firmemente na importância da cidade e de seus diversos setores para o Estado. Parabéns, Gurupi, pelos seus 65 anos de história e crescimento contínuo”, comentou.
Além dessas obras e reformas, a Gestão Estadual está equipando as unidades de ensino da cidade. Por meio do Programa TO Ligado, foram entregues equipamentos tecnológicos para 26 escolas de Gurupi, da rede estadual e municipal. As unidades recebem chromebooks, notebooks, carrinhos de recarga, dentre outros equipamentos. O TO Ligado é um programa que tem como proposta desenvolver uma política de inovação e tecnologia na rede de ensino do Estado.
Saúde
Na área da saúde, o governador Wanderlei Barbosa, reconhecendo a cidade como referência para todo o sul e sudeste do Estado, tem tido atenção com as obras de readequação da 1ª etapa do Hospital Geral de Gurupi (HGG). O extrato de contrato da empresa responsável pela obra foi publicado no Diário Oficial, no mês de outubro, e o contrato tem o prazo de vigência de oito meses. Após a finalização da obra, a Gestão Estadual iniciará os trabalhos de transferência dos serviços hospitalares do Hospital Regional de Gurupi (HRG), para a nova estrutura de acordo com planejamento preestabelecido.
Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Geral de Gurupi contará com blocos do pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A obra terá capacidade total de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.
Vale destacar que a cidade continuará com a assistência prestada pelo Hospital Regional de Gurupi (HRG), que realiza uma média mensal de dois mil atendimentos na urgência, emergência e ambulatório e mais de 1,5 mil atendimentos por mês, na pediatria e maternidade. Neste ano, o HRG realizou mais de 600 cirurgias eletivas.
A Rodovia Belém-Brasília continua sendo um porto por onde chegam as novidades e uma ponte para o progresso. Em setembro o governador Wanderlei Barbosa e o vice-governador Laurez Moreira receberam o ministro dos Transportes, Renan Filho, para a assinatura do serviço de obras da duplicação da BR-153, nos perímetros urbanos de Gurupi e Aliança do Tocantins. Em Gurupi, o projeto visa a duplicação de 11,25 km de extensão, incluindo três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos localizados nas entradas norte e sul da cidade. As obras proporcionarão maior segurança para pedestres e ciclistas devido ao intenso tráfego de caminhões no perímetro urbano da rodovia. Um novo marco do desenvolvimento de Gurupi que tem a sua história atrelada à rodovia.