Carlesse entra no PSD, recua do governo e mira a Câmara Federal
23 janeiro 2026 às 08h41

COMPARTILHAR
A filiação do ex-governador Mauro Carlesse ao PSD redefine seus planos para 2026. Citado até recentemente como possível candidato ao governo, Carlesse passa a integrar um partido comandado no estado pelo vice-governador Laurez Moreira, já colocado como pré-candidato ao Palácio Araguaia, e indica que deve disputar um cargo proporcional, com foco na Câmara dos Deputados.
A própria fala do ex-governador no ato de filiação, realizado em São Paulo nesta quinta-feira, 22, como adiantado pelo Jornal Opção Tocantins, com aval do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, dá o tom da decisão. “No meu caso, abri mão da candidatura ao governo por entender que o Laurez, neste momento, pelas propostas e pelo trabalho já prestado como prefeito de Gurupi, vice-governador e governador interino, é o melhor nome”, afirmou.
O movimento encerra, ao menos publicamente, a hipótese de uma candidatura própria ao governo e reforça a estratégia do PSD de montar uma chapa competitiva no campo proporcional.
À frente do partido no Tocantins, Laurez Moreira destacou que as novas filiações fazem parte da construção de uma nominata completa para deputado federal e estadual. Segundo ele, a entrada de Carlesse, da advogada Larissa Rosenda e de César Halum fortalece o partido não só para 2026, mas também para disputas futuras. “O PSD vai estar forte nesta eleição e também nas próximas”, afirmou.
Entre os novos quadros, César Halum oficializou a pré-candidatura a deputado federal. Ex-prefeito de Araguaína, ex-deputado estadual e federal e ex-secretário da Agricultura, Halum disse que escolheu o PSD por afinidade política e pela relação com Laurez Moreira. “Coloco o meu nome à disposição para concorrer a uma vaga como deputado federal pelo PSD”, declarou.
Já a ex-secretária de estado Larissa Rosenda afirmou que entra no partido com foco na ampliação da participação feminina na política. Em sua fala, destacou que pretende contribuir com um projeto que amplie a representatividade das mulheres nos espaços de decisão e colocou seu nome à disposição dos eleitores tocantinenses.

