A combinação entre a umidade vinda da região amazônica e áreas de instabilidade que avançam pelo Centro-Norte do país deve provocar chuva forte em diferentes pontos do Tocantins nesta segunda-feira, 24. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo, para municípios que podem registrar volumes expressivos de precipitação e ventos intensos.

Segundo o órgão, são previstas chuvas entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia, com rajadas de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet também aponta risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em locais onde o acumulado de chuva for maior.

As instabilidades que atingem o estado fazem parte de um corredor de umidade que se estende do Norte ao Centro-Oeste e Sudeste do país. A divisa entre Tocantins e Goiás está entre as áreas com maior potencial para chuva acima da média nesta segunda.

A previsão indica que as temperaturas devem ficar mais amenas em relação ao padrão habitual de fevereiro, especialmente nas regiões central e sul do estado, onde a nebulosidade deve predominar ao longo do dia. No norte, apesar das pancadas, o calor segue mais intenso.

O alerta laranja também vale para outras áreas do país, incluindo o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro, o Paraná, o norte de Santa Catarina e regiões do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso. Já o litoral do Nordeste, do norte da Bahia ao Amapá, e o Rio Grande do Sul estão fora da área de risco neste início de semana.

O Inmet orienta que moradores das regiões afetadas reforcem cuidados, evitem se abrigar sob árvores e procurem locais seguros diante de rajadas de vento e chuva intensa. Caso necessário, recomenda-se acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).