A Chef de Cozinha Ana Maria Rosa, com 41 anos de atuação no segmento da gastronomia em Goiás, acaba de trocar as terras goianas pelo Tocantins, como nova moradora de Gurupi, sul do Estado. Nem bem chegou Ana Maria Rosa já começou a colaborar com o Projeto Social Nina, Alimentado Vidas, que recolhe produtos de supermercados com data de validade ainda em vigor, mas que em poucos dias serão descartados pelo comércio, para serem destinados para famílias carentes.

Ao longo da sua carreia como chef, Ana Maria desenvolveu estratégias para aproveitar da melhor forma possível alimentos saudáveis, antes de serem descartados e jogados no lixo. A profissional tem o cuidado de orientar proprietários e seus colaboradores a não desperdiçar os alimentos. Ela ensina acondicionamento correto e busca contato com projetos sociais para destinar as doações. “Em todos os lugares que passei deixei projetos implantados para recolher sobras de restaurantes e de padarias – pães, bolos, biscoitos – bem como produtos de supermercados, ainda dentro da data de validade, já separados para descartes”, conta.

Ana Maria conta que em um estabelecimento onde trabalhou, incentivou o recolhimento correto de material reciclável como papelão. O resultado final depois de um período de recolhimento foi possível comprar um televisor que foi instalado no refeitório dos colaboradores da empresa. “Isso foi possível graças ao apoio que tivemos dos gestores para que pudéssemos levar conhecimento aos colaboradores no sentido deles fazem algo de bom para eles próprios. Todos se empenharam e isso foi muito bonito para mim”, explica a chef, lembrando da alegria dos colaboradores ao comemorar a conquista deles.

A chef revela que está tendo a oportunidade de implantar no Tocantins uma extensão do trabalho que desenvolveu em Goiânia. “Chegando lá na rede de supermercado de Gurupi que eu assessoro já há algum tempo, eu conheci um casal que desenvolve o Projeto Nina, Alimentando Vida, uma iniciativa muito bonita que ajuda 400 famílias da cidade, com doação de alimentos recolhidos nos estabelecimentos comerciais. Então, passei a colaborar com este projeto, doando todos alimentos preparados para o almoço não comercializados, para atender as famílias cadastradas no projeto”, explica.

Ana Maria explica que fez treinamento com os colaboradores do supermercado para proceder o recolhimento dos alimentos de acordo com as técnicas indicadas, separando-os em saquinhos e procedendo a entrega aos voluntários do projeto que passam todos os dias para recolher e distribuir na comunidade. A chef conta que as pessoas já vão para a porta do projeto Nina para esperar a hora da entrega. Ana Maria lembra que além do recolhimento correto se preocupou também em adquirir caixas térmicas apropriadas para o transporte.

“É emocionante participar dessa experiência. Entendo que é um projeto muito bonito. Ele precisa de reforço. Quem puder participar, quem puder contribuir estará dando uma grande ajuda para quem mais precisa. Aproveito esse momento de festa natalina para reforçar o pedido de ajuda para este belíssimo projeto Nina, Alimentando Vida, que é um exemplo de solidariedade e partilha”, destaca, Ana Maria Rosa, orgulhosa em poder contribuir para combater a fome, por meio da sua atividade profissional que tem como principal motivação, satisfazer o desejo das pessoas por meio do prazer da culinária.