Uma versão inédita da tradicional sobremesa Banoffee foi apresentada pela chef Ruth Almeida durante o Carbon Free Summit 2025, em São Paulo (SP). A receita, apresentada no evento dia 24 de julho, é a primeira da linha “Receitas de Mãe”, lançada pela empresa Go Mama, sob comando do chef Vini Rojo, e já pode ser encontrada na sede da marca, na capital paulista.

A proposta da nova linha é prestar homenagem às mulheres que contribuem com a alimentação no Brasil e no mundo. A versão desenvolvida por Ruth Almeida combina a base clássica da Banoffee com ingredientes nativos do Cerrado, como baru, rapadura, castanha-do-pará, castanha de caju e banana-da-terra.

Além dos ingredientes regionais, a sobremesa conta com uma apresentação que inclui QR Code na embalagem. O código direciona para um vídeo de storytelling com a trajetória da chef Ruth — recurso considerado uma novidade no segmento de sobremesas congeladas no país.

“Essa Banoffee é mais que uma sobremesa. Ela carrega a força do Cerrado e a doçura da minha vivência como mãe e avó. É um pouco da minha ancestralidade em forma de comida, feita com memória, amor e cuidado. A comida afetiva tem esse poder de tocar o coração e contar histórias”, afirma a chef Ruth, responsável pelo projeto Raízes Gastronômicas, dedicado à valorização da cultura alimentar do Brasil central.

Durante o mesmo evento, o chef Vini Rojo participou como palestrante com o tema “Um Novo Olhar para a Alimentação Sustentável”, destacando ações relacionadas à sustentabilidade, respeito aos territórios e valorização do protagonismo feminino na gastronomia, pontos defendidos pela empresa Go Mama.

A chef Ruth permanece em São Paulo após o lançamento, participando de capacitações voltadas à atuação em eventos gastronômicos de grande porte. As atividades fazem parte de sua agenda de formação e expansão no cenário nacional.

Perfil da chef

Natural de Porto Franco (MA) e criada no Bico do Papagaio (TO), Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais e integrou uma família com nove irmãos. Atuou como quebradeira de coco, empregada doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira na rede hoteleira.

Em 2016, participou do programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, alcançando a terceira colocação com pratos inspirados na culinária brasileira e da roça. Durante o programa, foi descrita pelo chef francês e apresentador Olivier Anquier como autora de uma “cozinha de amor”.

Desde então, recebeu diversas premiações e homenagens, entre elas o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins pelo Prêmio Dolmã 2018, participação no Fórum Turistc Brasil como representante da região Norte, e destaque em eventos como o festival Fartura Brasil. Também foi homenageada no projeto Cozinhas Brasileiras, do restaurante Arpoador (RJ).

Atualmente, Ruth atua como consultora e palestrante em temas como gastronomia regional, comida afetiva, empreendedorismo e empoderamento feminino. Também realiza experiências gastronômicas em aldeias indígenas pelo país.