Chuvas e trovoadas devem marcar o fim de semana no Tocantins
03 janeiro 2026 às 11h00

COMPARTILHAR
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade e de chuvas intensas para o Tocantins, com previsão de instabilidade ao longo deste fim de semana. O aviso de maior gravidade, classificado como alerta laranja, segue válido até as 23h59 desta sexta-feira, 2, enquanto o alerta amarelo permanece em vigor até as 23h59 de sábado, 3.
O alerta laranja abrange as regiões sul e central do estado. Nesses locais, há previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, possibilidade de queda de granizo e ocorrência de ventos intensos. O Inmet aponta risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já o alerta amarelo de chuvas intensas cobre todo o território tocantinense. Nesse caso, o volume de chuva é menor, mas ainda há baixo risco de transtornos como cortes pontuais de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Previsão para as principais cidades
Em Palmas, o sábado, 3, deve ser marcado por pancadas de chuva e trovoadas ao longo da manhã e da tarde, com céu nublado e chuva também durante a noite. As temperaturas variam entre 22 °C e 30 °C. No domingo, 4, a capital segue com previsão de chuva, com mínima de 23 °C e máxima de 31 °C.
Em Gurupi, a previsão indica chuva ao longo de todo o sábado, com temperaturas entre 24 °C e 30 °C. No domingo, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, com mínima de 23 °C e máxima de 29 °C.
Já em Araguaína, o sábado deve ter chuva durante todo o dia e trovoadas no período da tarde. As temperaturas variam entre 23 °C e 31 °C. No domingo, a instabilidade continua, com pancadas de chuva e temperaturas entre 22 °C e 30 °C.
Orientações
Diante da previsão de chuvas intensas, o Inmet orienta a população a adotar medidas de prevenção para reduzir riscos de acidentes. Em caso de ventos fortes, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
