A operação do Aeroporto de Palmas ficou diretamente afetada nesta quinta-feira, 11, após o mau tempo em São Paulo provocado por um ciclone extratropical. Pelo menos um voo da Latam com destino ao Aeroporto de Guarulhos foi cancelado, obrigando todos os passageiros a serem realocados para outras datas. Conforme a CCR Aerportos, dois voos de outras empresas também foram cancelados.

Entre os afetados está a jornalista Sonia Pugas, que seguia para Guarulhos para, de lá, embarcar rumo a Londres e Bruxelas. O voo dela, programado para as 10h25, foi cancelado, o que comprometeu toda a sequência de conexões internacionais.

“É uma montanha-russa. Viajaríamos para Guarulhos e depois para Londres ainda hoje, às 23h40. Vamos perder a reserva do hotel. E também já perdemos o voo para Bruxelas. A previsão para o nosso voo para Guarulhos ficou para domingo. Eu não culpo nenhuma companhia aérea, porque nenhuma tem controle sobre o que aconteceu. O ruim é o transtorno que tudo isso causa. Você tem uma programação feita e, além do cansaço mental, há um prejuízo financeiro”, relatou.

Sobre o cancelamento do voo da Latam que gerou transtornos em Palmas, a companhia orientou que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário. “Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center”, disse a empresa.

Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro

O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.