O novo relatório do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025 revelou que cinco cidades do Tocantins estão entre as piores do país em desempenho social e ambiental. As informações foram divulgadas nesta semana pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), responsável pelo estudo.

De acordo com os dados, os municípios de Recursolândia (45,46 pontos), Tocantínia (46,22), Goiatins (47,10), Paranã (48,04) e Palmeirante (50,23) apresentaram os piores resultados no estado. O IPS vai de 0 a 100 pontos e leva em conta indicadores como acesso à educação, saúde, moradia, segurança e qualidade do meio ambiente.

O levantamento analisou os 5.570 municípios brasileiros, comparando os dados de forma padronizada para medir o bem-estar da população, além do desenvolvimento sustentável das cidades. No Tocantins, os resultados mostram desigualdades regionais e a necessidade de políticas públicas mais eficazes, tendo apenas Palmas com um dos melhores índices de 68.18.

Apesar dos avanços em algumas regiões, os dados apontam que parte da população ainda enfrenta dificuldades básicas, como falta de acesso à saúde, saneamento e educação de qualidade. O objetivo do IPS é justamente fornecer informações que ajudem na formulação de ações que melhorem a vida das pessoas.

Esta é a segunda edição do IPS Brasil em nível municipal. A primeira foi divulgada em 2024 e, segundo o Imazon, o índice será atualizado todos os anos para acompanhar as mudanças ao longo do tempo.

A expectativa é que os dados sirvam de base para gestores públicos, organizações sociais e a sociedade em geral atuarem de forma mais estratégica na busca por mais igualdade e qualidade de vida nos municípios tocantinenses.