CNI aponta Transbananal, ponte do Araguaia e conexão Fico-Fiol como obras prioritárias no Tocantins

15 outubro 2025 às 16h45

COMPARTILHAR
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou nesta quarta-feira, 15, o estudo “Panorama da Infraestrutura – Região Norte”, que apresenta propostas voltadas à melhoria da infraestrutura nos sete estados da região. Para o Tocantins, o levantamento indica nove prioridades, incluindo a construção da Transbananal na BR-242, um trecho de 92 km entre Formoso do Araguaia e São Félix do Araguaia (MT); a entrega da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga Pará e Tocantins, na BR-153; e a conexão da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
O estudo da CNI reúne informações sobre transporte, energia e saneamento básico, identificando gargalos e sugerindo medidas para o aprimoramento da infraestrutura nos sete estados do Norte. Segundo o levantamento, 74% dos empresários industriais avaliam as condições de infraestrutura da região como regular, ruim ou péssima.
Confira abaixo as propostas prioritárias para o Tocantins, recomendadas pela CNI e pela Fieto:
- BR-242 (Transbananal): Viabilizar a construção da Transbananal na BR-242, um trecho de 92 km que deve ligar Formoso do Araguaia (TO) a São Félix do Araguaia (MT).
- BR-010/TO (Aparecida do Rio Negro-Goiatins): Concluir as obras do trecho entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins na BR-010/TO. Esse empreendimento é fundamental para atender o crescimento das safras na região.
- BR-153 (Ponte de ligação PA e TO): Dar celeridade na entrega da ponte sobre o rio Araguaia que liga os estados do Pará e do Tocantins, na BR-153.
- Conexão FICO-FIOL: Garantir a conexão da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) em Figueirópolis (TO).
- Hidrovia do Rio Tocantins: Realizar as obras de construção das eclusas nas usinas hidrelétricas de Luis Eduardo Magalhães (TO) e de Estreito (MA) na Hidrovia do Rio Tocantins.
- Porto Seco em Palmas (TO): Garantir a autorização para funcionamento da zona secundária aduaneira (porto seco) no aeroporto Lisias Rodrigues em Palmas.
- Porto Seco em Porto Nacional (TO): Criar uma zona secundária aduaneira (porto seco) no entorno da plataforma multimodal de Porto Nacional (Ferrovia Norte-Sul).
- Revitalização de bacias da região para o uso sustentável da água: Garantir os investimentos necessários em recursos hídricos, com foco na revitalização de bacias hidrográficas da região, como a Tocantins-Araguaia, para garantia do uso sustentável da água.
- Programa Norte Conectado: Fortalecer o Programa Norte Conectado com o objetivo de acelerar o processo de expansão da infraestrutura de comunicações na Região Amazônica.