Com apoio de Wanderlei, Janad oficializa pré-candidatura para prefeita de Palmas e confirma Pedro Cardoso como vice
02 agosto 2024 às 23h10
COMPARTILHAR
Conforme antecipado pelo Jornal Opção Tocantins na terça-feira, 30, a deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), oficializou sua pré-candidatura e anunciou o vereador Pedro Cardoso (Republicanos) como vice. Chama atenção a grandiosidade da estrutura, que contou com “camarote” para cada partido coligado. Antes que o governador Wanderlei Barbosa aparecesse no evento e demonstrasse apoio, no telão do palco já estava anunciado que o governo estadual e a prefeitura trabalhariam juntos.
O anúncio aconteceu perto das 21 horas, em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, nesta sexta-feira, 2, durante grande convenção que contou com a adesão de dez partidos, sendo eles Avante, Solidariedade, PDT, PRD, União Brasil, MDB, PP, DC, PMB e Republicanos.
Pedro Cardoso, ao ser anunciado, aproveitou a oportunidade e alfinetou sutilmente a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ao reforçar que seria um vice participativo – pouca gente sabe que o vice-prefeito de Palmas é André Gomes (PL), que nunca aparece ao lado da chefe do Paço. “Quero dizer que respeito pela mulher de excelência que é. E estarei presente ao seu lado dia e noite pelos próximos 45 dias, não para ser um vice de papel, mas para te dar conselhos e auxiliar no que for necessário também”, disse.
O apoiador mais aguardado da noite, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) disse que não demorou ao demonstrar apoio à pré-candidata, pois tudo tem seu tempo certo. “Nós vamos de bairro em bairro desta cidade para falar ao povo sobre o que faremos juntos. Quero junto com você que Palmas tenha emprego para o povo, quero a cidade do automóvel, o hospital municipal, escolas de tempo integral e um olhar especial para o esporte. É isso que precisamos fazer juntos”, afirmou. Relembrou a sua trajetória política, disse que ele e sua família estão à disposição dela e que Janad será uma prefeita diferente por ter vindo de baixo.
Janad, por sua vez, em um discurso emocionado contou que cresceu lutando. “Minha mãe dizia, ‘minha filha anda no caminho do bem’. E eu aprendi a servir as pessoas. Eu gosto de gente e onde tiver gente nessa cidade vai ter um serviço público de qualidade”. Ela também aproveitou a oportunidade para alfinetar a prefeita. “Nós temos a bancada estadual e a bancada federal que acreditam nesse projeto. Vou transformar Palmas de dificuldades para uma Palmas de oportunidades. Não se faz gestão sem apoio político, sem recursos, sem emendas parlamentares, sem convênios”. Em certo momento, Janad também mencionou nunca ter sido “troféu de político”, deixando a entender que fez referência ao fato da Cinthia ter herdado o legado político do seu falecido marido, o senador João Ribeiro.
Também criticou o fato de os serviços melhores chegarem apenas na região central da cidade. “Eu fico triste, meu governador, quando eu olho aqui nas escolas que têm aula de balé, judô, ginástica rítmica. E lá na região norte, na região sul, não tem uma bola para chutar. Nós vamos mudar isso. Vocês vão ter a melhor gestão já vista nesta cidade”, reforçou.
Alianças
A coligação, denominada “União de Verdade” é formada por cerca de 200 pré-candidatos a vereadores que marcaram presença em peso com seus apoiadores no evento partidário. Essa parece ser a maior coligação registrada no pleito em Palmas até o momento. Nos bastidores também chama a atenção a presença de Joaquim Maia, ex-prefeito de Porto Nacional, atuando no staff de Janad, organizando a infinita fila de pretensos parlamentares que se apresentaram ao longo de toda a tarde e começo da noite.
Apoios
Além do governador Wanderlei Barbosa, estiveram no palanque com Janad os ex-governadores Marcelo Miranda (MDB), Raimundo Boi (sem partido), e Carlos Gaguim (UB), que também é deputado federal. Participaram ainda os deputados estaduais Léo Barbosa (Republicanos), Cleiton Cardoso (Republicanos), Amélio Cayres (Republicanos), que é presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), e Moisemar Marinho do PSB de Carlos Amastha; os deputados federais Eli Borges (PL) e Ricardo Ayres (Republicanos); os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha (UB); o ex-senador Ataídes Oliveira (MDB); a ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (PL); o vice-prefeito de Palmas, André Gomes (PL); e Darci Coelho (sem partido), primeiro vice governador do Tocantins, dentre outros nomes.