Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Tocantins desta terça-feira, 27, os deputados estaduais aprovaram na ordem do dia pedidos de revisão salarial de servidores e pagamento adicional de insalubridade para categorias específicas.

Em duas proposituras, a deputada Janad Valcari (PL) solicita ao Executivo a revisão salarial dos servidores de nível médio do quadro geral do Estado do Tocantins e também a realização de estudo de viabilidade para aumento da remuneração dos auditores da saúde.

Um dos pedidos da deputada tem como base a solicitação de um grupo de servidores de nível médio do quadro geral, que aponta grande distorção em comparação com os salários do grupo de nível superior.

Segundo um documento de reivindicação enviado aos deputados estaduais, o salário inicial de um servidor de nível médio do quadro geral é de R$ 1.546,18, o equivalente a 35,2971% do salário base de nível superior, que é de R$ 4.380,48. Veja abaixo a tabela que consta no documento enviado aos deputados.

Esta tabela consta do documento enviado aos deputados estaduais

O grupo aponta que até meados dos anos 1990 a equivalência salarial entre o nível médio e o superior era de 56,25% e que a partir daí com a criação de novas tabelas e reajustes a diferença foi sendo ampliada e chegou aos atuais 35,2971%. A solicitação dos servidores é que o governo reponha a defasagem de 20,9527%

Insalubridade

Já o deputado Leo Barbosa (Republicanos) pede ao Executivo a viabilidade para pagamento de adicional de insalubridade aos auxiliares de serviços gerais que trabalham nos hospitais do Estado.

Em outro requerimento, de mesmo teor, Wiston Gomes (PSD) solicita ao presidente da Assembleia que encaminhe ao Poder Executivo Anteprojeto de Lei, que altera a Lei nº 2.805/2013. A matéria trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do quadro de profissionais de Defesa Agropecuária do Tocantins.

Ao todo, o plenário aprovou 19 requerimentos constantes na ordem do dia. São de autoria dos parlamentares Amélio Cayres (Republicanos), Cláudia Lelis (PV), Gutierres Torquato (PDT) e Professor Júnior Geo (Podemos)

Entre as solicitações estão moções de aplausos, reformas de escolas, estradas, rodoviária e pontes, além da construção de praça, liberação de máquinas rurais e a realização de sessões solenes para homenagear diversas categorias profissionais e entidades.