Nesta quinta-feira, 26, a visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foi suspensa devido a um incêndio que afetou a região de Alto Paraíso de Goiás. Este é o quarto incidente registrado nas últimas duas semanas, conforme comunicado nas redes sociais do parque.

O incêndio teve início na quarta-feira, 25, nas imediações da Vila São Jorge. Em razão da situação, todas as trilhas e atrativos do parque estão temporariamente interditados até que as chamas sejam controladas.

Além da Vila São Jorge, em Alto Paraíso, outros focos de incêndio foram detectados. “O incêndio teve início em ambos os lados da rodovia. O primeiro foco foi próximo à Cachoeira do Lajeado e Vale da Lua, e o outro aconteceu na entrada no parque, com direção à Trilha da Siriema”, afirmou o capitão José Henrique Bandeira, comandante da base avançada dos bombeiros em Alto Paraíso.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) informou que o incêndio foi controlado por volta das 16h, mas o combate a novos focos continuou até a meia-noite. Segundo Bandeira, pela manhã do dia seguinte houve “reignição” das chamas, o que resultou no fechamento do parque para visitação.

Para combater o fogo, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, estão atuando na área.