Dia D de vacinação contra sarampo mobiliza mais de 14 mil tocantinenses

10 agosto 2025 às 09h00

COMPARTILHAR
O Dia D de Vacinação contra o Sarampo, realizado no último sábado, 9, em todo o Tocantins, levou 14.695 pessoas, entre crianças e adultos, às salas de imunização. A ação buscou ampliar a cobertura vacinal e prevenir novos casos da doença no estado.
Em Paraíso do Tocantins e Palmas, unidades de saúde funcionaram em horário estendido para facilitar o acesso. Em algumas cidades, equipes percorreram bairros e visitaram casas para conferir cartões e aplicar as doses.
Para além da vacina contra o sarampo, também estavam disponíveis outros imunizantes de rotina, permitindo que a população aproveitasse para atualizar a caderneta. A procura foi considerada positiva por profissionais de saúde, que relataram maior mobilização da comunidade após campanhas recentes e divulgação nas redes sociais.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/MS), Eder Gatti Fernandes relatou que, “manter o Brasil livre do sarampo é um desafio, porque embora a gente não tenha circulação do vírus aqui, nós temos mais de 9 mil casos de sarampo nas Américas. A Europa esse ano já registrou mais de 22 mil casos. Então, essa pressão externa existe, sobre termos casos de sarampo importado no nosso país”
“O Tocantins é um estado que vacina muito bem, as pessoas estão muito bem vacinadas. Entre as coberturas vacinais dos demais estados, Tocantins se destaca. Mas mesmo assim, é importante a gente fazer esse trabalho de buscar quem não se vacinou. E a ideia é a seguinte, se a pessoa não tem a comprovação, não esqueceu a caderneta, não perca tempo, faça a vacina. A vacina está disponível no SUS, nós estamos muito bem abastecidos”, complementou, Eder Gatti Fernandes.
Mesmo sem circulação interna do vírus no estado, casos importados em outros municípios do país mantêm o alerta. Especialistas reforçam que a imunização é a forma mais eficaz de evitar a reintrodução da doença.
Leia mais: