A Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo será marcada pela estreia do documentário “Servidão”, dirigido pelo cineasta Renato Barbieri. O evento acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 19h, no Cine Sesc – Palmas, com entrada gratuita. Narrado por Negra Li, o filme aborda a triste realidade da escravidão moderna no Brasil e terá distribuição pela O2 Play.

A iniciativa é promovida pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), em parceria com a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Cine Sesc de Palmas (502 Norte). Renato Barbieri, renomado diretor de “Pureza” (2022), estará presente para apresentar seu novo documentário, que foca nas questões ligadas à Amazônia brasileira.

O evento no Cine Sesc do Centro de Atividades Sesc de Palmas será seguido por uma roda de conversa com o diretor Renato Barbieri, o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, que participa do documentário, e representantes de organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo.

“Servidão”, narrado por Negra Li, é um impactante registro sobre a escravidão contemporânea, com enfoque nas situações que permeiam a Amazônia brasileira. O filme destaca a resistência abolicionista ao longo das décadas e a necessidade urgente de combater e erradicar o trabalho escravo nos dias de hoje.

O documentário conta com o patrocínio do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Ministério da Cultura (MinC), e o apoio de diversas entidades, incluindo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – Espírito Santo (TRT17 – ES), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).

Com mais de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma longa trajetória no cinema de impacto social. A GAYA Filmes, produtora brasileira independente sediada em Brasília, é responsável pelo documentário “Servidão”. A O2 Play, sob a direção de Igor Kupstas, será a distribuidora do filme, que estreará nacionalmente nos cinemas no dia 25 de janeiro.

O documentário busca sensibilizar a população sobre a persistência do trabalho escravo no Brasil, incentivando ações da sociedade civil, políticos e empresários para combater essa prática. O diretor Renato Barbieri destaca a importância da sociedade abraçar o projeto abolicionista para que a erradicação do trabalho escravo contemporâneo se torne uma realidade.