Dois homens foram detidos neste sábado, 4, no Rio Araguaia por crime ambiental, segundo informações do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Tocantins. A prisão ocorreu durante fiscalização fluvial realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

A ação faz parte da “Operação Protetor dos Biomas”, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é prevenir e reprimir crimes ambientais, incluindo caça e pesca predatórias, desmatamento ilegal e incêndios florestais, reforçando a proteção dos biomas brasileiros.

Durante o patrulhamento, realizado com equipamentos de visão noturna, os militares abordaram uma embarcação em atividade suspeita. Na fiscalização, foram encontrados 480 kg de pescado de espécies diversas, 530 ovos de tartaruga e 15 tartarugas, caracterizando prática de caça e pesca predatória.

Os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, juntamente com a embarcação e todo o material apreendido, para os procedimentos legais. As ações desta fase da operação na região seguem até a próxima segunda-feira, 6.