Dois homens são presos com quase meia tonelada de peixe, 15 tartarugas e mais de 500 ovos em operação ambiental no Tocantins

04 outubro 2025 às 13h56

COMPARTILHAR
Dois homens foram detidos neste sábado, 4, no Rio Araguaia por crime ambiental, segundo informações do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Tocantins. A prisão ocorreu durante fiscalização fluvial realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
A ação faz parte da “Operação Protetor dos Biomas”, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é prevenir e reprimir crimes ambientais, incluindo caça e pesca predatórias, desmatamento ilegal e incêndios florestais, reforçando a proteção dos biomas brasileiros.
Durante o patrulhamento, realizado com equipamentos de visão noturna, os militares abordaram uma embarcação em atividade suspeita. Na fiscalização, foram encontrados 480 kg de pescado de espécies diversas, 530 ovos de tartaruga e 15 tartarugas, caracterizando prática de caça e pesca predatória.
Os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, juntamente com a embarcação e todo o material apreendido, para os procedimentos legais. As ações desta fase da operação na região seguem até a próxima segunda-feira, 6.