Um vídeo chamou atenção nas redes sociais nesta quinta-feira, 22,  em que mostra os pertences de um vendedor ambulante de pão, Gabriel Chaves, sendo retirado da porta do Supermercado Duda, no Jardim Aureny III, em Palmas, pelo proprietário do estabelecimento. A gerência informou por nota que o vídeo foi mal interpretado. Confira o posicionamento completo abaixo. 

Além disso, o mercado disse que sempre “atuou com respeito, ética e compromisso com a comunidade do setor Aureny III” e que não teve a intenção de humilhar o ambulante. A situação, para o comércio, foi tratada como pontual e com o objetivo de organizar o espaço (…) que é “área de circulação e deve seguir normas de segurança e funcionamento”

A gravação mostra o proprietário jogando cadeiras do vendedor ambulante, dizendo “pode tirar aí tudinho”. O caso ganhou grande repercussão na região, o que gerou comentários e debates nas redes sociais. Após as imagens viralizarem, Gabriel Chaves se pronunciou para falar que a situação foi “algo que jamais imaginaria acontecer”.

Veja o vídeo da confusão abaixo:

Ainda na quinta-feira, 22, Gabriel Chaves se pronunciou sobre a gravação dizendo que o ocorrido foi constrangedor. “Eu tenho uma filha pequena de menos de 1 ano, minha filha tem 8 meses e tem a minha esposa também, todos dependem de mim”, falou. O vendedor também disse que faz esse serviço para ajudar a renda familiar. “Eu trabalho o dia inteiro, inclusive agora eu estou no serviço, trabalho o dia inteiro e no final do dia eu faço esse bico para aumentar minha renda e poder levar um sustento maior para minha família”, frisou no vídeo.

Confira o vídeo de Gabriel Chaves abaixo:

Após o ocorrido, o casal responsável pela fabricação dos pães também postou um vídeo comentando sobre a situação. “Eu não tô gravando esse vídeo aqui para para que você deixe de comprar lá, (…)Ele fez isso por um talvez tá passando por algum momento difícil na loja”, comentou sobre o dono do supermercado.

Devido a repercussão, o empreendimento do casal ganhou página no Instagram, conhecido como Empório Belém  e emitiram nota própria após a confusão.

Confira a nota na íntegra:

Nem todo começo é fácil.

O Empório Belém nasceu em um momento de dor e humilhação.

Mas também nasceu da fé, do trabalho honesto e da certeza de que Deus transforma quedas em crescimento.

Acreditamos que vamos crescer — com dignidade, verdade e o apoio de quem acredita na gente. 

O supermercado também se pronunciou. Confira a nota na íntegra: 

Nota oficial

O Duda Super vem a público esclarecer informações relacionadas a um vídeo que circula nas redes sociais e que tem gerado interpretações distorcidas sobre a conduta do estabelecimento e de seu proprietário.

O mercado sempre atuou com respeito, ética e compromisso com a comunidade do setor Aureny III. Em relação ao episódio citado, não houve qualquer intenção de humilhar ou desrespeitar o vendedor ambulante. A situação foi tratada de forma pontual, visando apenas a organização do espaço em frente ao estabelecimento, que é área de circulação e deve seguir normas de segurança e funcionamento.

O Duda Super repudia versões que indiquem agressão ou desumanidade e reafirma que qualquer abordagem ocorreu de maneira respeitosa e sem violência. O estabelecimento reconhece a importância do trabalho informal e acredita no diálogo como melhor caminho para a convivência.

Por fim, o Duda Super reafirma seu compromisso com a verdade, com seus valores e com a comunidade, colocando-se à disposição para esclarecimentos.