O secretário dos Esportes e Juventude do Estado, ex-deputado Elenil da Penha (MDB) é um nome estratégico para as forças governistas conquistar o comando da Prefeitura de Araguaína. Na eleição de 2020 Elenil obteve 37,25% concorrendo contra uma máquina política azeitada do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL) que conseguiu eleger o seu afilhado Wagner Rodrigues (Solidariedade) que recentemente anunciou que está a caminho do União Brasil.

Elenil garante que em Araguaína não será candidato, pois já está comprometido com a pré-candidatura do deputado Jorge Frederico (Republicanos). Se não deseja disputar as eleições em Araguaína pode ser que tenha outro projeto. Indagado sobre a possibilidade de vir a disputar as eleições de Palmas, como candidato a vereador, o ex-deputado agradece os convites que tem recebido, mas assegura que ainda não tomou uma decisão sobre a possibilidade de mudar de domicilio eleitoral.

“Eu tenho feito um diálogo muito próximo com todas as pessoas, com o objetivo de ouvir o que as pessoas estão pensando sobre a questão da representatividade. Obviamente, o político, a pessoa que se coloca à disposição para uma candidatura tem que estar preparado para todos os lados. Eu tenho residência aqui na Capital e estou muito feliz de estar aqui, enquanto secretário dos Esportes e Juventude, cargo que o governador Wanderlei Barbosa me colocou”, ressalta.

Elenil da Penha é considerado um político carismático, visto como puxador de votos no MDB. Goiano de Crixás, criado em Araguaína, despertou para a política no movimento estudantil. Exerceu quatro mandados de vereador em Araguaína, tendo sido presidente da Câmara. Duas vezes deputado estadual e candidato a prefeito de Araguaína, em que ficou em segundo lugar, polarizando a disputa com o prefeito eleito Wagner Rodrigues. Em todas as eleições que disputou sempre foi bem votado.