Um incêndio registrado no mês de junho em Cariri do Tocantins resultou na aplicação de uma multa de R$ 60 mil a uma empresa responsável por serviços de soldagem na Ferrovia Norte-Sul, que resultou no incêndio em uma propriedade rural. A penalidade foi aplicada nesta quinta-feira, 3, pela Polícia Militar do Tocantins, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com base no artigo 58-A do Decreto nº 6.514/08 e na Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

A ocorrência teve início em 4 de junho, quando a 3ª Companhia Ambiental foi acionada para averiguar um foco de incêndio em uma propriedade rural do município. No local, os policiais identificaram uma equipe da empresa autuada realizando serviços de soldagem nos trilhos da ferrovia.

Segundo o laudo pericial, fagulhas liberadas durante o lixamento das soldas atingiram a vegetação da faixa de domínio da ferrovia e se espalharam para a área vizinha, afetando parte da reserva legal da fazenda. As chamas foram controladas com o uso de tratores e caminhões-pipa, após ação do proprietário da fazenda e funcionários.

Os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Gurupi, onde prestaram depoimento. A perícia técnica foi solicitada na ocasião e, com a confirmação dos danos ambientais, a multa administrativa foi formalizada.

O caso também será encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e ao Ministério Público Estadual, para os devidos encaminhamentos nas esferas administrativa e penal.