A Confederação Nacional dos Vereadores (CNV) e a Associação Nacional dos Vereadores (ANV) divulgaram nota conjunta nesta terça-feira, 4, manifestando repúdio às declarações feitas pelo prefeito de Araguaçu (TO), Jarbas Ribeiro, durante Sessão Solene em homenagem ao Dia do Vereador, realizada em 30 de outubro.

Segundo as entidades, o prefeito “tentou intimidar o Poder Legislativo local com ameaças e palavras desrespeitosas”. Em seu discurso, Jarbas Ribeiro afirmou: “Tive a honra e o privilégio de tirar a Câmara de Vereadores de lá de dentro da prefeitura. Imagine eu dentro da prefeitura e essa turma me chacoalhando? Eu matava um desses. Eu não sou homem de sangue de barata.”

Na mesma ocasião, o gestor municipal também declarou: “Eu não escuto vocês. Eu não presto atenção no que vocês estão falando. Muitas vezes chega um só falando mal da legislatura e do prefeito.”

De acordo com a CNV e a ANV, as declarações “são inaceitáveis e representam uma grave ofensa não apenas aos vereadores e vereadoras de Araguaçu, mas a todo o Poder Legislativo Municipal brasileiro, que é um pilar essencial da democracia”.

Na nota, as entidades reafirmam “compromisso com a defesa da autonomia, do respeito institucional e da integridade física e moral dos parlamentares municipais”, além de expressar solidariedade aos vereadores e vereadoras de Araguaçu “diante desse ato de intolerância e desrespeito”.

A CNV e a ANV concluem o texto afirmando que “seguiremos firmes na luta por um Legislativo valorizado, respeitado e fortalecido, que possa exercer seu papel fiscalizador e representativo sem medo, censura ou intimidação”.