Esperantina tem situação de emergência reconhecida pelo MIDR após período de estiagem
17 novembro 2025 às 13h50

COMPARTILHAR
Entre os municípios incluídos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em situação de emergência reconhecida nesta segunda-feira, 17, está Esperantina, no Tocantins, devido ao período de estiagem. Ao todo, 19 cidades de cinco estados tiveram desastres confirmados por portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
No Paraná, treze cidades tiveram a situação reconhecida após os eventos climáticos registrados recentemente. Astorga, Borrazópolis, Cruzeiro do Oeste, Fênix, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Peabiru, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Sertaneja foram afetadas por queda de granizo. Já Araruna e Roncador sofreram enxurradas, enquanto Santa Fé registrou vendaval.
Além de Esperantina, passam por período de estiagem Juruá, no Amazonas, e Areial e Natuba, na Paraíba.

Em Minas Gerais, Paracatu registrou incêndio florestal, enquanto Ouro Verde de Minas foi atingida por fortes chuvas.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza para residências, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens.
Como solicitar recursos
Municípios com situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida podem solicitar ao MIDR apoio financeiro para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores informados nos planos de trabalho. Após a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância destinados à capacitação de agentes municipais e estaduais para utilização do S2iD. As formações contemplam profissionais das três esferas de governo.
