Três estudantes de Palmas foram premiados na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Rafaela Cristina Oliveira Silva, Ana Beatriz de Albuquerque Santos e Vitória Mendes da Silva Costa Andrade receberam medalhas de ouro na categoria nível 3 da OBAFOG, turma 12.

A competição, voltada para fomentar o interesse pela ciência e tecnologia, ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e reuniu alunos de várias regiões do Brasil. As três alunas, matriculadas no 9º ano do Colégio Madre Clélia Merloni, foram orientadas pelo professor Jhonatha Mike Menezes de Araújo. Elas relatam que representar Palmas e o Tocantins foi resultado de estudo, preparação e deslocamentos para áreas afastadas da capital, onde realizaram testes de lançamento e ajustes do projeto apresentado.

A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), atual nomenclatura da antiga Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), mantém tradição entre iniciativas voltadas à ciência e tecnologia. Em 2024, foram registrados 304.056 estudantes participantes, provenientes de 5.594 escolas, com envolvimento de 29.993 professores.

A competição é totalmente experimental e consiste na construção e no lançamento oblíquo de foguetes a partir de uma base de lançamento, buscando alcançar a maior distância possível. Os foguetes e as bases devem ser produzidos individualmente pelos alunos ou em equipes de até três integrantes. Participam estudantes de todo o país, desde o ensino fundamental até o ensino médio.