Exército Brasileiro se une ao combate às queimadas no Tocantins
12 setembro 2024 às 14h35
COMPARTILHAR
O Exército Brasileiro, através do 22° Batalhão de Infantaria, vai apoiar o combate aos incêndios florestais no estado do Tocantins. A decisão foi divulgada pelo governador Wanderlei Barbosa nesta quinta-feira, 12, e integra um conjunto de ações do governo estadual para enfrentar a crise das queimadas. Entre as iniciativas já implementadas, destacam-se a aprovação para a contratação de até 500 brigadistas e a destinação de mais de R$ 6 milhões para o combate às queimadas.
Na quarta-feira, 11, foi realizada uma reunião estratégica com diversos responsáveis, incluindo os secretários Jonis Calaça e Marcelo Lellis, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Peterson Queiroz de Ornelas. O encontro teve como foco a coordenação de novas estratégias e o lançamento do Benefício Emergencial para apoiar famílias afetadas pelos incêndios em municípios que declararem estado de emergência.
Neste mês, o governo também entregou 25 novos veículos e equipamentos ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e assinou dois decretos emergenciais. O Decreto n° 6.841, publicado no Diário Oficial do Estado em 6 de setembro, autoriza a contratação de brigadistas adicionais para apoiar as áreas afetadas.
Assistência às famílias atingidas
Com a chegada da estiagem e as altas temperaturas, as queimadas têm impactado severamente a zona rural do Tocantins, afetando plantações e moradias. O governo estadual anunciou um benefício emergencial para auxiliar as famílias afetadas em municípios que declararem estado de emergência. A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) publicou a Portaria Setas n° 148 de 2024, que define os critérios para a alocação de recursos estaduais aos municípios afetados. Os repasses serão feitos fundo a fundo, com base nos critérios da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e da Política Nacional de Assistência Social (Pnas).
Os municípios devem apresentar decretos de emergência e relatórios sociais para receber os recursos, que serão ajustados conforme o porte de cada cidade.
Dados recentes
Em 2024, o Tocantins registrou 11.281 focos de queimadas, com 2.854 ocorrências apenas na primeira semana de setembro. Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia são os municípios com mais registros. Com relação ao nível dos rios apresenta um aumento em comparação a 2022, mas uma redução em relação a 2023. O boletim climático e de risco de incêndio, publicado semanalmente pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma-TO), fornece informações essenciais sobre focos de queimadas e níveis dos rios, auxiliando nas ações de combate.