Exposição em Palmas revela cinco novos sítios arqueológicos do Tocantins com entrada gratuita
07 janeiro 2026 às 15h59

COMPARTILHAR
O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos em Palmas começou a Exposição ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’, que permite aos visitantes conhecer parte das mais recentes descobertas arqueológicas palmenses. O projeto foi fonte de uma parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
A exposição perdura até o dia 30 de janeiro localizado no Parque Cesamar e tem entrada gratuita, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas. A ‘Ecos da Serra’ é parte do Projeto ‘Mapeamento e levantamento do estado de conservação de sítios arqueológicos rupestres cadastrados na Área Estadual de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapto), com recursos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A iniciativa rendeu a descoberta de cinco novos sítios arqueológicos, sendo quatro deles de pinturas rupestres e um de cerâmica.
Na exposição, imagens e curadoria produzidas ao longo dos trabalhos de campo e de gabinete desenvolvidos pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) da Unitins, apresentam a riqueza e a fragilidade dos sítios arqueológicos da Serra do Lajeado, que além de Palmas também integra os territórios de Aparecida do Rio Negro e de Lajeado.
O projeto também resultou no lançamento de um livreto didático-pedagógico do mesmo nome que visa ampliar a dimensão educativa do projeto, o acesso ao conhecimento e preservação sobre patrimônios arqueológicos. A partir da assinatura de um Termo de Cooperação entre a FCP e a Unitins, um total de 183 exemplares do livreto didático-pedagógico ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’ será distribuído em escolas e bibliotecas públicas municipais da Capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-7314.
