A unidade de serviços de nuvem da Amazon (AWS) enfrentou uma pane na manhã desta segunda-feira ,20, afetando empresas e aplicativos ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Por volta das 8h (horário de Brasília), a companhia informou que a maior parte dos serviços já estava em processo de normalização.

Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da AWS registraram problemas. Entre os serviços afetados estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo. Outros sistemas impactados incluem Prime Video, Fortnite, HBO, Signal, Roku, Roblox, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.

A AWS oferece serviços de computação sob demanda, armazenamento de dados e outras soluções digitais para empresas, governos e usuários individuais, competindo com plataformas como Google Cloud e Microsoft Azure. Quando há falhas em seus servidores, sites e aplicativos que dependem da infraestrutura da AWS podem ficar fora do ar.

Em comunicado publicado na página de “Integridade de Serviço”, a empresa afirmou:
“Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações para compartilhar.”

Esta é a primeira grande interrupção global da AWS desde julho do ano passado, quando problemas com a CrowdStrike afetaram sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.