Feriado de Nossa Senhora da Natividade altera funcionamento de serviços no Tocantins; confira

07 setembro 2025 às 10h11

COMPARTILHAR
Na segunda-feira, 8, o Tocantins celebra o Dia de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. Por se tratar de feriado estadual, haverá mudanças no funcionamento de serviços públicos, bancos, comércio, shoppings e supermercados.
Órgãos estaduais e municipais não terão expediente, mas serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza, seguem em regime de plantão. Em Palmas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul funcionam normalmente. Os postos de saúde não abrem, com exceção da UBS Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, que mantém atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) atende apenas pacientes já acolhidos.
A Prefeitura de Palmas informou que os restaurantes comunitários Tereza Cristina Ayres, na região norte, e o de Taquaralto não funcionarão durante o feriado. O atendimento será retomado na terça-feira, 9, das 11h às 14h.
O comércio poderá abrir, conforme previsto na convenção coletiva 2024/2026 da Fecomércio, que estabelece a obrigatoriedade do pagamento de horas extras quando houver trabalho além da jornada normal.
As agências bancárias não terão atendimento, segundo a Febraban. O funcionamento será retomado na terça-feira, 9. Durante o feriado, operações como TED e compensações bancárias não serão processadas, mas transações via Pix permanecem disponíveis. Contas de consumo e boletos com vencimento na data poderão ser pagos no próximo dia útil sem acréscimo. No caso de tributos, a orientação é que os pagamentos sejam antecipados para evitar juros e multa.
No comércio de shoppings, o Capim Dourado funcionará das 11h às 20h. O Palmas Shopping terá atendimento em lojas e quiosques das 11h às 17h, enquanto a praça de alimentação abre das 10h às 22h. Já as redes de supermercados Quartetto, Big e Assaí mantêm o funcionamento normal, das 6h às 22h.
A devoção a Nossa Senhora da Natividade remonta a 1735. A celebração como padroeira do Tocantins foi oficializada em 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, com autorização do papa João Paulo II, após pedido dos fiéis.