Feriado do Senhor do Bonfim: saiba o que abre e o que fecha em Palmas

13 agosto 2025 às 09h45

COMPARTILHAR
Na sexta-feira, 15, Palmas terá alterações no funcionamento de serviços e repartições devido ao feriado municipal e estadual do Senhor do Bonfim. Este é o primeiro ano em que a data, recentemente oficializada como feriado em todo o Tocantins pela Lei nº 4.509, de 25 de setembro de 2024, será celebrada em agosto. Em 2025, a data cai em uma sexta-feira, com fim de semana prolongado para descanso, viagens ou participação em eventos locais.
Durante o feriado, as repartições públicas da Prefeitura e do Governo do Estado não terão atendimento ao público, mantendo apenas serviços essenciais, como unidades de saúde de urgência e emergência, Samu, Guarda Metropolitana, limpeza urbana e fiscalização.
As agências bancárias estarão fechadas e contas ou boletos com vencimento na data poderão ser pagos no próximo dia útil.
Os supermercados Quartetto (loja do Palmas Shopping das 7h às 22h e unidade da região Norte das 6h30 às 21h), Big (6h às 22h), Atacadão (7h às 22h) e Assaí (7h às 22h) atenderão em horário normal. No Capim Dourado Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h, a praça de alimentação das 11h às 20h, já no Palmas Shopping, as lojas e quiosques abrem das 11h às 17h e a praça de alimentação e o espaço de lazer das 10h às 22h.
O comércio em geral poderá funcionar normalmente, com pagamento de horas extras somente após o período regular de expediente, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026, segundo a Fecomércio-TO.
Em outros municípios, prefeituras como a de Paraíso e Araguaína já confirmaram que funcionarão normalmente na quinta-feira, 14. Palmas, Porto Nacional e Gurupi ainda não se manifestaram sobre o expediente. Já órgãos estaduais e de controle, como o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), não terão atendimento nem na quinta nem na sexta-feira.
O feriado também marca o encerramento das celebrações religiosas do Senhor do Bonfim, que tiveram início no dia 6 de agosto nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, reunindo milhares de fiéis. As atividades incluíram novenas, procissões, caminhadas, terços e shows religiosos, como o do Padre Fábio de Melo, no dia 13. As festividades terminarão com a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim.
Leia mais: