O ator Francisco Cuoco faleceu na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, aos 91 anos, em São Paulo. Ele estava internado há 20 dias no Hospital Albert Einstein, tratando de uma infecção nos rins. A informação foi confirmada por familiares.

Com mais de seis décadas dedicadas à dramaturgia, Cuoco marcou a história da teledramaturgia brasileira, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, quando protagonizou algumas das novelas mais populares da televisão.

Natural do Rio de Janeiro, Francisco Cuoco formou-se pela Escola de Arte Dramática (EAD), instituição atualmente vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Estreou na televisão em 1958, na TV Tupi, atuando em peças do antigo ‘teleteatro’.

Seu primeiro trabalho em novelas foi na produção Marcados Pelo Amor, exibida pela TV Record em 1964. Em 1968, deu início à sua trajetória como galã em Legião dos Esquecidos, na TV Excelsior, onde contracenou com Regina Duarte.

Entre os personagens mais lembrados de sua carreira estão os protagonistas de novelas como Selva de Pedra (1972) e O Astro (1977), ambos na TV Globo, emissora onde construiu a maior parte de sua trajetória.

O último trabalho de Cuoco na televisão foi na novela Salve-se Quem Puder, exibida em 2020 pela TV Globo.

A família ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.