Na manhã desta segunda-feira (3), a ginasta Rebeca Andrade, de 25 anos, foi anunciada como uma das indicadas ao Prêmio Laureus 2025, na categoria “Retorno do Ano”. A campeã olímpica brasileira se junta a outros grandes nomes do esporte, como o nadador Caeleb Dressel e a esquiadora Lara Gut-Behrami.

Rebeca, que passou por diversas lesões no ligamento cruzado anterior ao longo de sua carreira, teve dificuldades que quase a fizeram abandonar a ginástica. Após conquistar medalhas de ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, ela teve um 2024 complicado, o que gerou dúvidas sobre sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris.

Contudo, ela conquistou medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos Olímpicos, somando agora seis medalhas olímpicas e nove no Campeonato Mundial, se tornando a ginasta brasileira e latino-americana mais condecorada de todos os tempos.

Rebeca disputará o prêmio com o nadador Caeleb Dressel, o piloto de MotoGP Marc Márquez, o jogador de críquete Rishabh Pant, a nadadora Ariarne Titmus e a esquiadora Lara Gut-Behrami.

Os organizadores do prêmio anunciaram os concorrentes da edição 2025 da premiação por meio de uma publicação no X, antigo Twitter.

“Com um histórico de lesões no ligamento cruzado anterior, [Rebeca] Andrade sofreu vários contratempos em sua carreira, forçando-a a pensar desistir da ginástica. A brilhante brasileira havia conquistado uma medalha de ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mas mal competiu em 2024 e havia preocupações se ela chegaria a Paris [Jogos Olímpicos]. No entanto, sua resiliência e determinação valeram a pena e ela ganhou ouro no solo, prata no individual geral e salto, e bronze no evento por equipes. Tendo conquistado um total de seis medalhas olímpicas e nove no Campeonato Mundial, ela é a ginasta brasileira e latino-americana mais condecorada de todas”, afirmam os organizadores do Prêmio Laureus.