Representantes da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) participaram, na tarde desta quinta-feira, 7, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, de reunião para discutir a reestruturação do Projeto de Irrigação São João, localizado em Porto Nacional.

Durante a reunião, o secretário da Secihd, Ubiratan Carvalho, negociou com a Codevasf a realização de novos estudos focados na concessão do empreendimento. A ação integra as recomendações da comissão instituída pelo Governo do Tocantins com o objetivo de encontrar uma solução definitiva para o projeto.

“O Governo do Tocantins criou uma Comissão formada por sete secretarias de Governo para avaliar e estudar alternativas viáveis e eficazes para a gestão do Projeto e a parceria com a Codevasf para realizar novos estudos de Concessão é uma medida para que possamos continuar a operação e o funcionamento desse empreendimento, assegurando que ele cumpra seu papel no desenvolvimento regional e na geração de renda. A comissão reforça a importância de um planejamento detalhado e da integração com o Governo Federal para que as ações sejam implementadas com eficácia”, destacou o secretário da Secihd, Ubiratan Carvalho.

Outro ponto abordado foi a continuidade dos repasses financeiros destinados à obra de revitalização do barramento Taboca 1, situado no Projeto Rio Formoso, garantindo o progresso das intervenções. O projeto, que conta com investimento superior a R$ 33 milhões, está em andamento e visa adequar uma estrutura construída há mais de 40 anos às normas da Política Nacional de Segurança de Barragens, além de ampliar sua capacidade produtiva.

Participaram do encontro o secretário Ubiratan Carvalho; a diretora de Irrigação da Codevasf, Alessandra Cristina Rossin; o superintendente de Infraestruturas Hídricas da Secihd, Marcus Costa; e o secretário-executivo da área de irrigação, Rodrigo Marques Beneveli.