Com a aproximação do Carnaval e a expectativa de aumento na demanda hospitalar, a Hemorrede Tocantins (Hemoto) promove uma mobilização para reforçar o estoque de hemocomponentes no Estado. A campanha tem início na segunda-feira, 9, e é voltada a toda a população tocantinense, com apelo especial aos foliões para que realizem a doação antes das viagens e da participação nas festividades.

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Natyele Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. “Geralmente nos meses que temos férias ou longo período de recesso, temos uma queda nas doações de sangue. Por isso, fazer a doação antes de viajar é muito importante porque ajuda a manter os estoques abastecidos. Essa ação é extremamente importante, porque ajuda a salvar vidas”.

Confira quem pode doar

Para realizar a doação, é necessário que o voluntário esteja em boas condições de saúde, bem alimentado, com peso superior a 50 quilos, tenha dormido adequadamente na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica e esteja na faixa etária entre 16 e 69 anos. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre as doações é de dois meses para homens e de três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, gestantes e mulheres no período pós-parto estão impedidas de doar.

Programação

As ações de mobilização incluem atividades externas de conscientização. Na quarta-feira, 11, às 8h30, técnicos da área de Captação da Hemorrede Tocantins realizam panfletagem na Avenida Tocantins, em Taquaralto, com abordagem a pedestres e motoristas. Já na quinta-feira, 12, a mobilização ocorre a partir das 7h30, na Estação Apinajé, com foco na orientação de passageiros sobre a importância da doação de sangue.

Confira os horários de funcionamento das unidades de coleta da Hemorrede Tocantins:

  • Hemocentro Coordenador de Palmas: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30; sábado, 7 horas às 12h30);
  • Hemocentro Regional de Araguaína – Araguaína: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30; sábado, 7 horas às 12h30);
  • Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30; sábado, 7 horas às 12h30);
  • Unidade de Coleta de Palmas – Anexo Hospital Geral de Palmas: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30);
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30; sábado, 7 horas às 12h30);
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (segunda à sexta, 7 horas às 18h30; sábado, 7 horas às 12h30).