A partir desta sexta-feira, 30, participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que optaram pela certificação do ensino médio e atingiram a pontuação mínima exigida já podem acessar a declaração de conclusão disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O documento está disponível na Página do Participante do Enem, no portal do Inep. Para ter direito à certificação de conclusão do ensino médio por meio do exame, o candidato precisa ter mais de 18 anos na data da prova, obter pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e alcançar, no mínimo, 500 pontos na redação.

A declaração autenticada pelo Inep poderá ser utilizada para a realização de pré-matrícula em instituições de educação superior.

Pela primeira vez, a certificação do ensino médio obtida a partir do Enem 2025 poderá ser utilizada ainda no mesmo ano pelos candidatos interessados em participar das edições de 2026 dos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC), incluindo:

· o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado individual foi divulgado nesta quinta-feira;
· o Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições abertas até 29 de janeiro;
· e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terá inscrições abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro.

A declaração autenticada, liberada a partir desta sexta-feira, antecede o certificado oficial de conclusão do ensino médio. A certificação digital definitiva começará a ser emitida a partir de 2 de março.

Segundo as informações divulgadas, todo o processo de certificação passará a ser realizado de forma digital, com a participação de cinco Institutos Federais, um em cada região do país. Com esse modelo, o participante que atingir a pontuação mínima exigida no Enem não precisará comparecer presencialmente a uma escola ou à sede de um instituto federal para solicitar a emissão do documento.

O sistema específico para a emissão oficial do certificado de conclusão do ensino médio aos participantes ainda será disponibilizado no portal do Inep.