Em meio à estranheza de muito tocantinenses com a demora do início do período chuvoso, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta para o Estado com risco de tempestades intensas, quedas de granizo e chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 milímetros. Apenas a região do Bico do Papagaio está de fora.

Ademais, também há previsão de intensa ventania que pode variar de 40 a 60km/h. Na capital, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

Mesmo sem o risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e alagamentos sendo baixos, o Inmet classificou o alerta de ‘perigo potencial’ e ainda recomenda cautela. 

Entre as instruções de segurança recomendadas pelo Instituto estão: 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

*Mireia Carvalho cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.