Nesta segunda-feira, 14, a candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), participou de uma sabatina em uma emissora de televisão. Janad, desde que foi alçada ao segundo turno, contra Eduardo Siqueira (Pode), mudou um pouco sua estratégia e participa mais de encontros em emissoras e até disse em suas redes sociais que vai participar dos debates, coisa que não fez no primeiro turno. A candidata liberal falou dos apoios que seu adversário possui, principalmente com ex-gestores da capital. 

Janad destacou o desejo de renovação do eleitorado e criticou o que chamou de “grupo do atraso”, em referência ao apoio de Eduardo Siqueira por antigos gestores da cidade. “Eles tiveram 24 anos para fazer a diferença e não fizeram. A mudança para Palmas é comigo”, afirmou.

Um dos primeiros temas abordados foi o primeiro turno, Janad criticou o que classificou como “uso da máquina pública” por seus adversários, que, conforme a candidata, “influenciou no resultado”. Janad,que conseguiu 39,22% dos votos no primeiro turno, disse que o povo quer mudança: “O povo de Palmas quer mudança e, no segundo turno, vamos sair vitoriosos”, declarou. 

Ao ser indagada sobre como pretende atrair eleitores do ex-candidato Júnior Geo (PSDB), Janad afirmou que a sua candidatura representa a verdadeira ruptura com as antigas gestões e que irá buscar o diálogo com esses eleitores. Ela criticou ainda o apoio do adversário a figuras políticas envolvidas em investigações e condenações.

Entre suas principais propostas, Janad prometeu criar um plano de carreira próprio para os servidores do Instituto de Previdência de Palmas e priorizar o pagamento de gratificações e plantões aos servidores da saúde, além de reduzir a burocracia no atendimento. “Já fizemos análises técnicas e temos condições financeiras para pagar o que os servidores merecem”, garantiu.

Na área de habitação, Janad prometeu construir 3.000 casas populares e doar 10.000 lotes para famílias de baixa renda. “Vamos acabar com a espera por moradia e garantir dignidade para quem mais precisa”, afirmou, relembrando sua própria experiência com aluguel na juventude.

Transparência e acusações na campanha
Sobre a quebra de sigilo bancário de pessoas ligadas à sua campanha, Janad classificou as acusações de abuso de poder econômico como “desespero do adversário”. Ela afirmou que não há irregularidades e que a transparência sempre foi uma prioridade em sua campanha. “Meu sigilo foi aberto e não há nada a esconder. Tudo está dentro da legalidade”, assegurou.

Governança e relação com vereadores eleitos
Janad foi questionada sobre como será sua relação com a Câmara Municipal, já que a maioria dos vereadores eleitos apoia sua candidatura. Ela declarou que espera uma atuação fiscalizadora e próxima do povo por parte dos parlamentares e garantiu que, como prefeita, estará aberta ao diálogo com os vereadores. “Precisamos de uma gestão transparente e próxima da população”, disse.

Considerações finais
Encerrando a entrevista, Janad fez um apelo aos eleitores que não participaram do primeiro turno ou que votaram em branco e nulo. “Peço uma oportunidade para mostrar que é possível construir uma nova Palmas, para todos. Tenho coragem e vontade de fazer a diferença”, concluiu a candidata.