Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o esporte brasileiro alcançou sua primeira medalha de ouro graças à judoca Beatriz Souza, que derrotou a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg feminino. Essa vitória colocou o Brasil na 18ª posição no quadro geral de medalhas, com um total de uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.

A brasileira abriu a pontuação com um wazari nos primeiros 30 segundos de luta ao derrubar a israelense durante uma tentativa de aplicar um o-soto-gari. Com a queda da adversária, Beatriz garantiu a vantagem inicial.

O combate continuou, e com duas advertências por falta de iniciativa, a israelense quase aplicou um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz conseguiu se desvencilhar, evitando o toque no solo. Beatriz manteve a concentração e administrou a vantagem, enquanto a israelense mostrava sinais de cansaço.

Quem é a judoca

Beatriz Rodrigues de Souza, atleta do Esporte Clube Pinheiros em São Paulo, tem 26 anos, ocupa a quinta posição no ranking mundial da categoria +78kg feminino, e é natural de Peruíbe, no litoral de São Paulo. Com 1,78m e 135kg, seu histórico inclui duas medalhas de prata e quatro de bronze em campeonatos mundiais.

Ela também conquistou uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, no torneio por equipes mistas, e dois bronzes no individual, em Lima (2019) e Santiago (2023).
No caminho para o ouro em Paris 2024, Beatriz venceu quatro lutas, incluindo três contra medalhistas. Nas oitavas, venceu Izayana Marenco, da Nicarágua, por ippon (harai-goshi). Nas quartas, superou Kim Hayun, da República da Coreia, por waza-ari (sumi-otoshi). Na semifinal, enfrentou a francesa Romane Dicko (Com informações da Agência Brasil).