A juíza Silvana Maria Parfieniuk foi eleita, por unanimidade, para o cargo de ouvidora regional eleitoral do Tocantins, em complementação ao biênio 2023-2025. A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, durante a 69ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), presidida pelo desembargador João Rigo Guimarães. Ela substitui o desembargador Helvécio de Brito Maioa Neto, afastado por suspeita de corrupção no Poder Judiciário, no âmbito da Operação Máximus. 

Após ser eleita, a magistrada agradeceu o trabalho dos servidores da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) e afirmou seu compromisso em atuar conforme a legislação. “Recebo com grande honra esta missão, especialmente com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, que exigirão uma atuação ainda mais eficiente da Ouvidoria”, declarou a nova ouvidora.

A Ouvidoria Regional Eleitoral serve como um canal de comunicação entre o tribunal e a sociedade, sendo um instrumento de promoção da cidadania e fortalecimento da democracia por meio de seus canais de atendimento.

Novos integrantes da Corte

A sessão também marcou a chegada do desembargador Adolfo Amaro Mendes como vice-presidente e corregedor regional eleitoral para o biênio 2023-2025. A juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço foi empossada como membro efetivo da Corte, destacando sua experiência anterior como juíza auxiliar da propaganda nas Eleições de 2020.