O advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, designou a ex-senadora do Tocantins e ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu (pP), para ser membro do Conselho do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União, enquanto representante da sociedade civil. A publicação sobre a nomeação é desta quinta-feira, 21. Acesse.

Vão exercer a mesma função junto com ela, a filósofa e feminista negra Djamila Taís Ribeiro dos Santos; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Georghio Alessandro Tomelin; o advogado e ex-titular da Comissão de Ética da Presidência da República, Mauro De Azevedo Menezes; o professor de Direito da Universidade de Fortaleza, Martônio Mont’alverne Barreto Lima; e a jurista e coordenadora internacional de projetos culturais entre o Brasil e a Alemanha, Paula Macedo Weiss.

Os membros terão mandato de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. A possível ida da ex-senadora para a estrutura do governo federal foi antecipada pelo Jornal Opção Tocantins na semana passada, quando Kátia disse nas redes sociais que estava na China com a presidente do banco do Brics, a ex-presidenta Dilma Rousseff. “Só alegria e muitas novidades. Estava morta de saudades”, disse no post.

O Observatório

O Observatório da Democracia, um centro de estudos sobre o fortalecimento da democracia, foi lançado em setembro deste ano. Presidido por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, o Observatório discute temas como democracia participativa, separação dos poderes e desafios das democracias contemporâneas. Vinculado à Escola Superior da AGU, o Observatório conta com membros da advocacia pública federal, especialistas, representantes da sociedade civil e estudantes, visando promover pesquisas e debates qualificados sobre a manutenção do equilíbrio democrático no país.