O prefeito de Palmas, José Eduardo de Siqueira, sancionou nesta quarta-feira, 15, a Lei nº 3.280/2025, que institui a Semana Municipal dos Legendários, celebrada anualmente na terceira semana de setembro, e o Dia Municipal dos Legendários, comemorado todo dia 19 de setembro. A lei passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e entrou em vigor na data de sua publicação.

A proposta foi apresentada pelo vereador Walter Viana (PRD). Em sua justificativa, ele informou que o Movimento Legendários foi fundado em 2015 na Guatemala pelo pastor Chepe Putzu, chegou ao Brasil em 2017 e está presente atualmente em 17 países, reunindo mais de 140 mil participantes até o final de 2025, sendo mais de 50 mil no Brasil.

Segundo o parlamentar, o movimento atua em quase todos os estados brasileiros, incluindo Tocantins, e realiza atividades como retiros espirituais para homens e capacitação de voluntários para situações de calamidade pública, citando como exemplo a distribuição de mais de 1.400 toneladas de donativos durante enchentes no Rio Grande do Sul, em abril de 2024.

A página oficial dos Legendários no Tocantins nas redes sociais, comemourou a sanção da lei e a inclusão do movimento no calendário oficial de Palmas.

Em outra pauta religiosa recente, um Projeto de Lei que previa a inclusão dos Festejos de Iemanjá no calendário municipal foi arquivado em 2 de outubro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, em decisão por dois votos a um, mesmo com pareceres favoráveis do relator e da Procuradoria da Casa. A decisão gerou manifestações de parlamentares, do Instituto Umbandista A Tenda do Caboclo e da Defensoria Pública, que defenderam a continuidade do projeto e ressaltaram a importância de diversidade e liberdade religiosa.

Leia mais: