Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 27, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou o encaminhamento ao Congresso Nacional dos projetos de lei que instituem duas novas instituições de ensino superior: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). As propostas estabelecem que as universidades devem iniciar suas atividades em 2027.

O evento contou com a participação dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), além da ex-ministra do Esporte Ana Moser. De acordo com o Ministério da Educação, a criação da Unid responde a demandas apresentadas por diferentes povos tradicionais.

A estrutura da Unid será em rede, integrando conhecimentos tradicionais e científicos e com foco na formação de profissionais indígenas. Já a UFEsporte retoma compromisso assumido por Lula em agosto, em encontro com atletas da ginástica rítmica, quando o presidente manifestou intenção de criar uma instituição dedicada à formação e ao desenvolvimento de práticas esportivas.

Durante o discurso, Lula destacou que a criação das universidades tem relação com a ampliação do acesso e a busca por reconhecimento a diferentes segmentos do país. “Hoje é mais um dia dessa semana em que a gente descobre como é possível governar um país fazendo as coisas que interessam a maioria das pessoas que moram no país e não atendendo interesses escusos que não são do interesse do país”, declarou.

O presidente também pediu mobilização para a tramitação das propostas no Legislativo. “Meus queridos indígenas e esportistas, vocês sabem que vocês vão ter que ir para dentro do Congresso, conversar com os líderes, conversar com os partidos, e convencer as pessoas de que eles estarão fazendo um bem aprovando essa lei”, afirmou.

O ministro André Fufuca detalhou que a nova universidade contemplará cursos em áreas diversas ligadas ao esporte. “Vai ter curso de marketing esportivo, direito esportivo, medicina esportiva, para capacitar para serem grandes técnicos, preparadores e acima de tudo construir um futuro para o esporte nacional. Hoje é dia de celebração de Brasil”, afirmou.

O ministro Camilo Santana informou que a previsão inicial é que as sedes das duas instituições sejam instaladas em Brasília. Ele também ressaltou o impacto esperado das propostas na expansão da educação superior. “Hoje para mim é um dia histórico, é um dia histórico para os povos indígenas, é um dia histórico para o esporte brasileiro, um país apaixonado pelo esporte. Queria mais uma vez agradecer ao grande e maior presidente da educação e o maior presidente desse país, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.