O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve retomar em 2024 as caminhadas pelo país.  Um dos primeiros estados a serem visitados pelo presidente é o Tocantins. Lula tem previsão de vir ao Estado agora em março, para cumprir agenda de trabalho, que tem como ponto alto a inauguração da ponte de Xambioá, ligando o Tocantins ao Pará.

A ponte sobre o rio Araguaia, uma das maiores obras em andamento no país, pode ajudar a retomar os bons tempos dos governos do PT no Tocantins, responsáveis por um conjunto de obras estruturantes que impulsionaram o desenvolvimento do Estado, exemplo da ferrovia Norte-Sul, Usina Hidrelétrica Peixe Angical, Hospital Geral de Palmas, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outras.

A obra, que teve a ordem de serviço assinada ainda em 2017, já passou por dois presidentes da República – Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) – dois governadores do Tocantins – Marcelo Miranda (MDB) e Mauro Carlesse (Agir) – e finalmente vai ser inaugurada.  

Presidente da República, Lula da Silva, cumprimenta o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa | Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom -TO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a prefeita de Xambioá, Patrícia Angelin (UB), terão a oportunidade de entregar a obra que demorou seis anos para ficar pronta e consumiu quase R$ 200 milhões.

O Superintendente do Patrimônio da União (SPU), no Tocantins, professor Edy César dos Passos Júnior, o tocantinense com melhor trânsito no governo Lula, revela que a agenda do presidente no Tocantins já vem sendo planejada e que segundo ele, será novamente um momento marcante para o Estado. O gestor explica que neste primeiro ano de governo, o presidente Lula buscou reposicionar a imagem do Brasil no exterior que volta a ser destaque internacional.

“Ele não teve tempo para rodar o Brasil. A promessa é que agora suas atenções se voltem para o interior do país. Então ele vai começar agora na segunda quinzena de janeiro e só vai parar em junho. E aí, ele volta para o Tocantins em março, provavelmente. Dependendo do prazo da entrega da ponte de Xambioá que eu tive lá junto com o Renan [Calheiros], que é o Ministro dos Transportes, e vimos que a obra está pronta. Está bem encaminhada”, garante.

Edy Passos revela que nesta vinda de Lula ao Tocantins será a oportunidade do presidente receber as homenagens do povo tocantinense concedidas a ele por meio da Câmara de Vereadores de Palmas, com o título de Cidadão Palmense; pela Assembleia Legislativa, com o título de Cidadão Tocantinense e ainda o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Todos os órgãos federais e entidades que trabalham para o governo tem pautas positivas para apresentar. Então seria um dia para fazer tudo isso. Mas tem ‘Minha Casa, Minha Vida’ também. Tem muita coisa”, garante o superintendente.

A prefeita de Xambioá, Patrícia Angeli (UB), acompanha o andamento das obras num misto de orgulho e preocupação com outras obras que o município terá que realizar em função do aumento do fluxo de veículos que a ponte vai provocar. “Ali vão passar várias carretas de minérios. O nosso Estado tem uma logística muito bacana e essa ponte vai melhorar cada vez mais o escoamento das produções que aqui nós temos”, defende a gestora.

A prefeita informa que as obras dos acessos já estão sendo executadas. “Eu acredito que no primeiro trimestre do ano a gente estará entregando uma obra de grande relevância, de grande importância, não só para o nosso Estado, mas para o nosso país”, defende Patrícia Angelin.

A obra

A ponte de Xambioá, considerada a maior obra sobre rio no Brasil, tem extensão de 1.7 mil metros, orçamento de R$ 193 milhões, e importância estratégica para a região Norte do país, ligando Xambioá no Tocantins a São Geraldo no Pará. A obra é um dos maiores investimentos para toda a região, tanto para o norte do Tocantins (que contempla as microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio) quanto para o sudeste do Pará (microrregiões de Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí). Com a ponte, a expectativa é de grande melhoria na logística da BR-153, principal rota para o escoamento da produção local, caracterizada principalmente pelas atividades da agropecuária e mineração.


A BR-153 tem grande importância econômica para região que abriga a última fronteira agrícola do país, permitindo a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. A obra da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilita o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção do Matopiba que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região, que contempla cerca de 320 mil estabelecimentos agrícolas distribuídos em 337 municípios, é responsável por 10% da safra de grãos do país.

Atualmente, a travessia da BR-153 entre os estados do Tocantins e Pará é realizada por balsas pelo rio Araguaia. O alto custo da travessia, tempo de espera nas filas das balsas e o período de estiagem de janeiro a abril têm gerado entraves econômicos para os produtores e comerciantes, o que justifica a grande expectativa pela construção da ponte.