Após o período chuvoso no Tocantins, é chegada uma alta de calor e ventos fortes, e com isso, a preocupação com queimadas criminosas. Porém, com o tipo de Bioma predominante no Estado, o Cerrado, é necessário que haja o manejo de forma controlada e consciente do fogo, ajudando na preservação da rica biodiversidade local. Nesse sentido, uma estratégia implementada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é o Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Implementado nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, de acordo com a instituição, neste ano, já foram manejados cerca de 15 mil hectares nos parques estaduais e áreas de proteção ambiental. Entre outros aspectos positivos, o MIF cria mosaicos de vegetação com diferentes estágios de regeneração pós-fogo, incentiva o extrativismo e as comunidades locais são beneficiadas com o manejo que garante o acesso sustentável aos recursos naturais do Cerrado.

De acordo com o presidente do Naturatins, Renato Jayme, o órgão estreitou relações institucionais a partir da colaboração com diversos parceiros para implementar o MIF. “O MIF é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. A cada ano, as ações são avaliadas e aprimoradas, buscando sempre a melhor forma de proteger o Cerrado e beneficiar as pessoas que vivem nele”, declarou o presidente.

Entenda

A medida foi implantada desde 2015 nas UCs estaduais. Dentre os resultados positivos estão: redução dos incêndios florestais; aumento da segurança para as comunidades que se sentem mais seguras com a gestão preventiva do fogo; fortalecimento da bioeconomia, visto que o manejo gera renda e oportunidades para as populações tradicionais e o reconhecimento internacional.

Conforme o Naturatins, a experiência tocantinense com o MIF foi apresentada na COP-15, Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas de 2022 das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Diversidade Biológica, realizada no Canadá em 2022, que coloca o Tocantins na vanguarda no cenário nacional e internacional no manejo do fogo.

Com informações do Naturatins.