A Universidade Federal do Tocantins (UFT) confirmou a antecipação da visita do ministro da Educação, Camilo Santana, à instituição. No ato, o ministro participará da cerimônia de posse da reitora Maria Santana Milhomem. Inicialmente prevista para quinta-feira, a agenda foi transferida para esta quarta-feira, 4, com início às 17h.

Após o ato, estão programadas uma coletiva de imprensa e uma reunião com autoridades. As atividades ocorrerão no auditório do prédio da Reitoria, no campus de Palmas.

A professora Maria Santana foi a mais votada na consulta eleitoral para a escolha da reitoria da UFT e foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado. A designação foi publicada no Diário Oficial da União, com início do mandato em 14 de setembro de 2025 e duração de quatro anos, até 2029.

Com a nomeação, Maria Santana se tornou a primeira mulher negra a ocupar a Reitoria da UFT e a primeira reitora negra em uma instituição federal de ensino superior no Tocantins.

Docente da universidade, a reitora tem trajetória acadêmica relacionada a temas de inclusão social, diversidade e educação pública. Ela foi a mais votada na consulta eleitoral para a escolha da nova reitoria.