Ministro do Esporte anuncia inclusão de centro esportivo no Taquari e lança programa TEAtivo no Tocantins

29 setembro 2025 às 20h35

COMPARTILHAR
O Setor Jardim Taquari, na região Sul de Palmas, vai receber um centro esportivo dentro do programa federal de construção de espaços destinados à prática de esportes, lazer e convivência comunitária. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, André Fufuca (PP), nesta segunda-feira, 29, durante o lançamento do Centro Esportivo Comunitário Arena Brasil – Setor Irmã Dulce, na capital.
André Fufuca destacou que a escolha dos locais levou em consideração áreas simbólicas, onde a população pudesse se reconhecer. Segundo ele, a decisão de instalar o primeiro centro esportivo em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, buscou garantir que tanto filhos de famílias ricas quanto de famílias pobres tivessem acesso a espaços de qualidade para a prática esportiva. O segundo centro foi destinado a Palmas. “Esta é uma cidade construída por gente trabalhadora, gente corajosa, gente de bem. Nós demos o primeiro presente para Palmas, um centro esportivo comunitário no Taquari”.
A iniciativa prevê atenção especial às regiões de maior vulnerabilidade social. Dez cidades do Tocantins estão previstas para receber os centros esportivos dentro do projeto, sendo elas, Ananás, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Lagoa Confusão, Paranã, Pedro Afonso, Taguatinga, Tocantinópolis, Xambioá, e o município de São Miguel, contempladas pela Arena Comunitária Esportiva do Governo Federal.
O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) destacou a presença do ministro do Esporte, representante do governo federal, ressaltando o alinhamento do Tocantins com o partido Progressistas e sua atuação como relator setorial da pasta. “Nós garantimos de forma conjunta o recurso necessário para fazer a arena esportiva do nosso Jardim Taquari. Então, saímos hoje daqui com essa certeza”.

O parlamentar afirmou que, recentemente, tem debatido a diferença entre posição política e obrigação política. “Não me furto às minhas posições políticas, mas não faço delas maior do que as minhas obrigações políticas para o estado do Tocantins e para os nossos municípios. Por quê? Não é possível mudarmos o Brasil, não é possível tratarmos do Brasil se não for pelos municípios, onde as necessidades e as obrigações estão presentes. Eu não coloco minhas posições acima das minhas obrigações”, disse.
Durante o evento, o ministro também comunicou que o Tocantins será o primeiro estado da região Norte a contar com um núcleo TEAtivo, vinculado ao programa TEAtivo da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR). A iniciativa busca criar um núcleo-piloto de referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo espaços adequados para atividades esportivas, psicomotoras e de lazer. Ele ressaltou que, atualmente, o autismo é reconhecido como parte do mundo, com diferentes características e denominações, mas destacou que o cuidado não pode faltar.
“Foi por isso que criamos o programa TEAtivo, o primeiro programa da história do Ministério do Esporte voltado para crianças e jovens autistas. Eu não poderia deixar de trazer para o Tocantins. Vamos colocar o Te Ativo em Palmas, em Gurupi e em Araguaína. Tocantins será o primeiro estado do Norte a ter três TEAtivos funcionando para cuidar das nossas crianças e jovens”, afirmou o ministro.
Lançamento do espaço esportivo Arena Brasil
O lançamento do Arena Brasil – Setor Irmã Dulce, contou com a presença de autoridades políticas do Tocantins e servirá como modelo para os centros esportivos previstos no estado, conforme anunciado no evento.
No espaço está prevista uma quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de basquete 3×3, parquinho infantil e área de convivência destinada a eventos comunitários.
O programa de construção de centros esportivos prevê beneficiar dez cidades do Tocantins e tem como objetivo ampliar o acesso da população a locais destinados à prática de esportes, lazer e convivência comunitária, com atenção especial às regiões de maior vulnerabilidade social.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), afirmou aos moradores da região Sul que o planejamento de obras não contemplará apenas um bairro, mas outros locais também receberão pavimentação asfáltica. “Podem esperar de mim um homem trabalhador, que se esforça para fazer o melhor. Sei que nem todos aprovam, mas não busco agradar a todos. Coloque seu nome, vá pedir voto e faça o que deseja. Após a eleição, é responsabilidade do eleito. Tenho experiência e consciência do que devo à cidade que meu pai fundou, onde quero encerrar minha vida pública. Se me derem mais quatro anos, serão oito no total.
Durante o ato, Eduardo Siqueira Campos, também aproveitou a ocasião para reforçar aos opositores que não disputará as próximas eleições para o governo do estado, assim como sua esposa ou sua filha. “Não esperem de mim renúncia para disputar o governo do estado. Já cumpri minha missão. Não perguntem o que foi feito nos 14 anos passados; olhem para Palmas e vejam o que foi realizado. Este é meu legado”.