O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Tocantins na próxima terça-feira, 10, para inauguração do Terminal Rodoferroviário de Alvorada, o primeiro construído após a conclusão da Ferrovia Norte-Sul. O terminal será operado pela concessionária Rumo em parceria com a cooperativa CHS e tem um área total de 70 hectares, aumentando a capacidade de armazenamento de transbordo e a conexão com a Malha Central da ferrovia, com capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano. 

Além do ministro, também estarão presentes na inauguração o governador Wanderlei Barbosa (Repu) e o prefeito Paulo Lima (UB). 

Com a implementação do Terminal, o escoamento dos grãos do Tocantins, poderá ser feito diretamente para o Porto de Santos (SP), favorecendo assim acordos internacionais de vendas de grãos, além de aumentar a rota de exportação nacional. 

A Ferrovia Norte-Sul possui 2,2 mil quilômetros de extensão e foi idealizada em 1980, após quase 40 anos de obras, escândalos de corrupção e trocas de governo e um custo superior a R$11 bilhões, a ferrovia foi finalmente inaugurada e operacionalizada no segundo semestre de 2024, transportando 112 contêineres com mercadorias de São Paulo a Goiás. A ferrovia conecta quatro regiões do Brasil e atravessa cinco estados: Tocantins,Maranhão, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. 

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a ferrovia deve movimentar até 2025, cerca de 22,7 milhões de toneladas.