Mais de R$ 318 mil em prejuízos a instituições financeiras motivaram a deflagração da Operação Laranjada Suíça, realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 30, em Vitória da Conquista, na Bahia. A investigação apura fraudes eletrônicas praticadas contra diversos bancos, com destaque para a Caixa Econômica Federal.

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade baiana por ordem da Justiça Federal do Tocantins. Entre os materiais recolhidos estão celulares, computadores e documentos que passarão por perícia.

O principal investigado é um homem que vivia em Palmas e segundo a PF, ele usava técnicas de engenharia social e phishing para obter dados sensíveis, especialmente de idosos, e realizar transferências indevidas. Parte dos valores desviados foi enviada para contas de terceiros residentes em Vitória da Conquista.

A PF segue com o inquérito sob sigilo para aprofundar as apurações e identificar outros envolvidos. O nome da operação faz referência ao apelido de “Suíça Baiana”, como é conhecida a cidade onde estariam os “laranjas” que receberam o dinheiro desviado.