Moradores de Miranorte enfrentam quase uma semana sem água e abastecimento instável

08 agosto 2025 às 09h33

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Moradores de Miranorte têm enfrentado interrupção e instabilidade no abastecimento de água, que começou há dias. Eliane Sousa, moradora da Vila São José, relatou ao Jornal Opção Tocantins que a falta de água começou em sua casa no sábado, 1°, e só foi começou a ser normalizado na madrugada desta sexta-feira, 8.
Segundo a moradora, a falta de água afetou atividades diárias básicas, como lavar louça, roupas a e até tomar banho: ”Fiquei seis dias sem água, sim, a população inteira passou por isso. Quando voltou, a água estava fraca, pouca pressão, mas subiu para a caixa d’água. A água veio bem suja no começo, mas consegui lavar os banheiros. Depois limpou, voltou normal’, disse ela.
Para amenizar o problema, caminhões-pipa passaram pelas casas da vizinhança distribuindo água, situação que foi confirmada pela concessionária Hidroforte, responsável pelo sistema de abastecimento.
Em nota, a Hidroforte atribuiu a causa do problema à reparos emergenciais:
A Hidroforte esclarece que foram realizados reparos emergenciais em equipamentos do sistema de abastecimento de água em Miranorte (TO). A distribuição de água foi retomada, com áreas mais baixas da cidade plenamente abastecidas. Nos setores São José e Vila Maria, na parte mais alta, o abastecimento está em recuperação nesta manhã. A concessionária está realizando ações de reforço, com utilização de caminhões pipa. A empresa disponibiliza seus canais de atendimento como o 0800 649 2500 ou ainda o Whatsapp 63 3028-4074, para mensagens de texto, para os clientes que necessitem de qualquer atendimento.
Ações da gestão municipal
Na terça-feira, 5, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o prefeito Leandro Barbosa (PL) comentou o caso e solicitou apoio dos parlamentares para encaminhar um requerimento à Agência Reguladora do Tocantins (ATR). A proposta é solicitar a aplicação de multa à empresa responsável pelo fornecimento e também descontos nas faturas dos consumidores que ficaram sem água durante os dias de interrupção.
A reportagem procurou o prefeito, que ainda não emitiu um posicionamento oficial com detalhes sobre as providências a serem adotadas.